Apostila lazarus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Engenharia Agrícola

Free Pascal Lazarus
Ambiente Windows

ENG 390
Prof. Evandro de Castro Melo, DS

26 de novembro de 2012
http://wiki.lazarus.freepascal.org/Main_Page/pt

1. INTRODUÇÃO
O Projeto Lazarus surgiu em 1 de fevereiro de 1999 com três pessoas: Cliff Baeseman, Shane Miller e Michael A. Hess. Em agosto de 1999 Marc Weustink sejunta ao grupo seguido por Mattias Gaertner, que aderiu em setembro de 2001. O Projeto Lazarus, desde então, só vem crescendo cada vez mais, sempre incorporando novos componentes e recursos. O Lazarus é uma alternativa de código aberto (open source) ao Delphi®, com a grande vantagem de ser multiplataforma. Trata-se de um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) com base na linguagem Pascal eno compilador Free Pascal, que há décadas são utilizados no meio acadêmico. O Free Pascal (FPC) é um compilador de código fonte aberto com duas notáveis características: um grau elevado de compatibilidade com Delphi e com capacidade para ser executado em Windows, Mac e Linux.

Free Pascal LAZARUS

Melo (2012)

2

2. AMBIENTE LAZARUS
2.1 Prefácio
Lazarus é um ambiente (E) integrado (I) dedesenvolvimento (D) - IDE Lazarus gratuito e de código aberto para o compilador Free Pascal. O IDE é uma parte importante para se trabalhar com o Lazarus: é ele quem ajuda a editar os códigos, gerenciar os arquivos e montar os projetos. O ambiente Lazarus é estável e rico para criação de aplicações gráficas e de console (antigo DOS dentro do Windows). Ele atualmente funciona nos sistemasoperacionais: Linux, FreeBSD, Win32 e Win64. Possui um editor de código e um ambiente visual para criação de formulários, acompanhado de um gerenciador de pacotes, depurador de erros e uma completa integração da GUI com o compilador Free Pascal.

2.2 Baixando o Lazarus da Internet
O Lazarus pode ser obtido desde o sitio http://www.lazarus.freepascal.org/ na opção Downloads como mostrado na Figura 1.Figura 1 – Imagem parcial do sítio oficial do Projeto Lazarus na Internet

Existem duas versões para o Windows: 32 e 64 bits. Se o PC, onde for instalado o programa, possuir processador de dois núcleos (AMD ou Intel) e 4 Gb de memória RAM, pode-se optar pela versão 64 bits.
Free Pascal LAZARUS Melo (2012) 3

A versão utilizada nesta apostila foi a Lazarus-1.0.2-fpc-2.6.0 para o sistemaoperacional Windows 32 bits.

2.3 Modificando o idioma do Lazarus
Depois de instalar o Lazarus no computador, roda-se o programa. Então irão aparecer na área de trabalho do computador uma série de janelas flutuantes, como se vê na Figura 2.

Figura 2 - Janelas do Lazarus na área de trabalho do computador

Para mudar o idioma da interface para o português, deve-se acessar a aba Tools e depoisOptions, como mostrado na Figura 3.

Figura 3 - Mudando de idioma

Então aparecerá a seguinte tela, onde se escolhe a opção Desktop, optando pelo português do Brasil, como mostra a Figura 4, finalizando com o botão OK.
Free Pascal LAZARUS Melo (2012) 4

Figura 4 – Parte da Janela para modificar o idioma

Para que a modificação tenha efeito é preciso reiniciar o Lazarus. A interface doprograma ficará como mostrada na Figura 5:

Figura 5 – Parte da janela do ambiente Lazarus no idioma português.

2.4 O Editor
Quando se ativa o ambiente de programação Lazarus pela primeira vez, uma série de janelas flutuantes, separadas entre si, irão aparecer no desktop do computador. A primeira, localizada no alto do desktop, é chamada de Lazarus IDE v0.9.30 project1 (que será modificada pararefletir a mudança no nome do projeto em que se está trabalhando). Esta é a principal janela de controle de projetos e contém o Menu Principal, a Barra de Botões e a Paleta de Componentes. Ver Figura 6.

Figura 6 - Janela principal do Lazarus IDE ou ambiente Lazarus

O Menu Principal é composto das seguintes entradas: Arquivo, Editar, Localizar, Exibir, dentre outras. E abaixo desta, à...
tracking img