Apostila intoduçao a psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

INTRODUCAÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
INSTITUCIONAL E CLÍNICA

ENSINO ALPHA
ANDIRÁ – PR.
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA 6
2.1 Embasamentos Teóricos 8

3. UM POUCO DE HISTÓRIA 10
3.1 A Psicopedagogia na Argentina 12
3.2 A Psicopedagogia no Brasil 14
3.3 Campo de Atuação 16

4. COMPETÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO18

5. O QUE O PSICOPEDAGOGO OBSERVA NO INDIVÍDUO 23
5.1 A Práxis Psicopedagógica 24
5.2 Ética Profissional 25
5.2.1 Código de Ética de Psicopedagogia 26

6. ARTIGOS PARA LEITURA COMPLEMENTAR 32
6.1 A Psicopedagogia no Brasil: uma possível leitura. 32
6.2 Aprendizagem e Psicopedagogia – um encontro lúdico 40

7. ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE PSICOPEDAGOGIA 44

8. ATIVIDADES 50REFERÊNCIAS 52

1. INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem.
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovemmodificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
A Psicopedagogia é um campo deconhecimento e atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, tem-se transformado em campo de estudos para investigadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção. Como prática preventiva, busca construir uma relação saudável com o conhecimento, de modo a facilitar a sua construção.
KIGUEL (1983) ressalta que aPsicopedagogia encontra-se em fase de organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolingüística para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.
O psicopedagogo deve desenvolver sua ação, mas sempre se retratando as teorias, englobando vários campos de conhecimentos.Diversos autores que tratam da Psicopedagogia enfatizam o seu caráter interdisciplinar. O foco de atenção do psicopedagogo, é a reação da criança diante das tarefas, considerando resistências, bloqueios, lapsos, hesitações, repetição, sentimentos de angustias.
O psicopedagogo ensina como aprender e para isso necessita aprender o aprender e a aprendizagem. Para os profissionais brasileiros (MariaM. Neves; Kiguel; Scoz; Golbert; Weiss; Rubinstein, pode-se verificar que o tema da aprendizagem ocupa-os e preocupa-os, sendo os problemas desse processo (de aprendizagem) a causa e a razão da psicopedagogia.
Para os Argentinos também a aprendizagem preocupa, ou seja, “ a aprendizagem com seus problemas” constitui-se no pilar-base da psicopedagogia. São eles: Alícia Fernandez, Sara Pain,Jorge Visca, Mariana Muller.
Então, o que é a Psicopedagogia?
Para SISTO (1996) é uma área de estudos que trata da aprendizagem escolar, quer seja no curso normal ou nas dificuldades.
CAMPOS (1996), considera que os problemas de aprendizagem constituem-se no campo da Psicopedagogia.
Por SOUSA (1996), a Psicopedagogia é vista como área que investiga a relação da criançacom o conhecimento.
O Código de Ética da Psicopedagogia, no Capítulo I, Artigo 1º, afirma que “A Psicopedagogia é campo de atuação em saúde e educação o qual lida com o conhecimento, sua ampliação, sua aquisição, distorções, diferenças e desenvolvimento por meio de múltiplos processos”
A Psicopedagogia é uma área de estudos nova que pode e está atendendo os sujeitos que apresentam...
tracking img