Apostila html

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HTML
Conceitos
Bacharel em Ciência da Computação (UFG) Especializando em Gestão de TI (Instituto AVM) Analista de Sistemas – SIGMA / MDIC Professor Formador EAD – NEAD/ETEB george@georgemendonca.com.br http://www.georgemendonca.com.br

HTML
– HTML é simplesmente indispensável no desenvolvimento de sistemas aplicativos para Internet. – Sua importância é fundamental de tal forma que sem alinguagem HTML nada do que existe na Internet seria possível. – Nos últimos tempos com o aparecimento de tantas novidades, interatividade na Web e recursos diversos, a HTML tem sido deixada um pouco de lado pelos desenvolvedores e entusiastas. – No entanto conhecê-la bem é fundamental para o desenvolvimento de projetos de aplicativos para Web, seguindo as recomendações dos Web Standards.
13/02/20112

HTML
• Linguagem de Marcação
– É um conjunto de códigos aplicados a um texto ou a dados, com o objetivo de adicionar informações particulares sobre esse texto ou dado, ou sobre trechos específicos. – São usadas, por exemplo, na indústria editorial para marcar a formatação (exibição gráfica) de páginas. – Em resumo, uma linguagem de marcação é um conjunto

de marcação de tag’s(etiquetas).
13/02/2011 3

HTML
• A linguagem de marcação da Web
– É o HyperText Markup Language ( HTML), é a Linguagem padrão para a Marcação de Hipertexto, utilizada para descrever páginas Web. – Não é uma linguagem de programação, mas uma linguagem de marcação de texto. – Utiliza tags (etiquetas) de marcação para descrever os

elementos de uma página Web.
13/02/2011 4

HTML
• Tag's ouEtiquetas de marcação HTML
– São palavras chave cercadas por parênteses angulares seguindo a lei de formação:


– Sendo que pode haver mais de um atributo para uma tag e também tags sem atributos. Além disso, normalmente possuem as seguintes características:

13/02/2011 5

HTML
• Tag's ou Etiquetas de marcação HTML
– Onde tag1 de é uma tag de abertura e fechamento, tag2 é uma tag semfechamento e tag3 a forma correta de implementar uma tag sem fechamento, segundo os padrões e recomendações do W3C.

13/02/2011 6

HTML
• Documentos HTML são páginas Web!
– Pois contém tag’s HTML e textos simples.

– Hipertextualizam, ou seja, criam páginas dinâmicas com
hipertextos. Descrevem as páginas da Web. – Como mencionado na introdução deste tutorial, documentos HTML sãofundamentais para a criação de qualquer página na Internet.

13/02/2011

7

HTML
• Mas... e o navegador?
– O objetivo dos navegadores web como o Opera, IE ou o Fire

Fox é a interpretação de documentos HTML e exibi-los como
páginas web. – O navegador não exibe tag’s HTML, mas as utilizam para interpretar o conteúdo da página web.

13/02/2011

8

HTML
• Quais ferramentas você precisapara desenvolver?
– Você não precisa de um Editor HTML, nem de um servidor web ou um site em um provedor. – Basta um editor de texto simples para fazer diversos exemplos de implementações em seu computador pessoal. – Para facilitar nosso trabalho e agilizar nossos estudos podemos utilizar o editor de texto Notepad++, um bloco de

notas um pouco mais turbinado que identifica diversas
linguagensde programação.
13/02/2011 9

HTML
• Quais ferramentas você precisa para desenvolver?
– Certamente esta é a melhor forma de aprender HTML.

– No entanto, os desenvolvedores de web profissionais,
preferem muitas vezes os editores HTML e IDEs (Integrated Development Enviroment) mais completas em vez de um editor de texto simples.

13/02/2011

10

HTML
• Extensão de arquivos HTML
–Antigamente quando o sistema operacional só permitia 3 caracteres como extensão de arquivos, utilizava-se a extensão *.htm. Atualmente, como não temos mais esta limitação, normalmente utilizamos a extensão *.html. – Qualquer uma destas extensões são permitidas como extensões de arquivos HTML.

– Exemplo: o nome do meu arquivo HTML poderia ser
meusite.html ou meusite.htm.
13/02/2011 11...
tracking img