Apostila HTML Prof Euder

4349 palavras 18 páginas
1- Introdução

Apesar dessa aparente sofisticação, as páginas Web não passam de documentos de texto simples. Podem ser produzidas com qualquer editor de texto, como o Notepad do Windows. A diferença é que as páginas Web contêm algumas marcas especiais para determinar o papel de cada elemento dentro do texto. Alguns elementos são marcados como títulos, outros como parágrafos. As marcações são usadas também para indicar os links que levam a outros documentos na rede. Essas marcas são chamadas de tags e estão especificadas dentro da linguagem utilizada para criar as páginas Web.
O primeiro conceito que se deve ter em mente ao projetar páginas Web é que HTML não foi criada para controlar a aparência dos documentos, ao contrário dos processadores de texto e programas de layout de página. Como dissemos há pouco, as tags de HTML apenas informam ao navegador o que são os elementos que estão na página. Eles dizem, por exemplo, que um determinado trecho é o título principal do documento e outro é um item de lista. A formatação do trecho é deixada para o navegador. Cada navegador mostra a página de uma forma um pouco diferente, o que dificulta o trabalho de programação visual na Web. Para complicar ainda mais, cada usuário pode modificar a configuração padrão de seu navegador para que o seu programa mostre o texto na fonte (tipo de caractere) que quiser.
Em compensação é muito simples criar uma página básica para colocar na Internet com HTML.

2- Software

Como a página Web é um documento de texto comum, pode-se utilizar um editor de texto simples, como o WordPad do Windows. Existem editores de HTML que podem facilitar a confecção das páginas.
` É importante notar que os exemplos descritos aqui devem ser gravados no formato texto e com a extensão .htm ou .html. Portanto, se for utilizado um processador de texto, como o Word, o arquivo deve ser salvo no formato “somente texto”. O navegador de Web não vai entender um arquivo gravado nos formatos específicos dos

Relacionados