Apostila hp 12c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HP-12C 2
HP-12C 3
UNIDADE ZERO
Conhecendo a sua calculadora HP-12C
Depois de tantas contas feitas no braço, chegou à hora de resolvê-las usando a HP-12C, a mais antiga e a mais vendida no mundo1.
Uma HP-12C moderna opera sob a forma de dois sistemas: o algébrico (como todas as outras calculadoras convencionais) e o RPN. A diferença entre estes dois sistemas está na forma de entrada dosdados. No sistema algébrico as calculadoras executam cálculos de uma forma direta, ou seja, obedecendo à seqüência natural da Matemática. Para fazermos a operação 2 + 3, tecla-se primeiro 2, depois o +, e em seguida o 3 e, finalmente, a tecla =. Resultado: 5. Que coisa mais difícil!!!!
Linha Financeira
Teclas Especiais
Acesso à função azul
Acesso à memória
Entrada
Ligar e Desligar
Acesso àfunção amarela
No sistema RPN (Notação Polonesa Reversa)2, a entrada de dados é feita introduzindo primeiro os dados, separados pela tecla ENTER (aquela grande aí no meio do teclado). Tal sistema torna os cálculos extensos muito mais rápidos e simples. É ele que será explorado neste curso.
Vamos pôr a mão na massa, fazendo a operação 2 + 3 no sistema RPN da HP-12C:
Primeiro ligue a máquina, né!!!(pressione a tecla ON ) Achou? (Aquela do canto inferior esquerdo). Para desligar a calculadora, pressione novamente esta tecla;
Caso o visor apresente um número diferente de zero, limpe-o usando a tecla CLx . (Clear x = limpa o visor);
Depois pressione a tecla f (aquela douradinha ou amarelinha depois que desbotou) e a seguir a tecla 2 para o visor apresentar 2 casas decimais;
Agora aperte 2,pressione ENTER e em seguida 3. Por último, a tecla + . Resultado 5. Deu o mesmo que antes! A calculadora calcula certo mesmo!!!
1 http://www.hp.com http://www.hpmuseum.org
2 Este sistema foi criado por Jan Lukasiewicz, matemático polonês, nos anos 20.
HP-12C 4
OBS:- Ela não é mais difícil que as calculadoras convencionais, ela é diferente. Por ser diferente não estamos acostumados com esseprocesso.
Por ser diferente é que vamos estudá-la em detalhes. Ah! Por falar nisso, provavelmente aquele 5 ainda continua no visor. Desligue a máquina (pressionando ON de novo) e o visor se apagará. Agora aperte novamente o ON (ligando a máquina). Pimba na chulipa!! Lá está o 5 de novo. Grande memória tem essa máquina!! Esses segredinhos é que fazem a diferença da RPN da HP. Vamos descobri-lospasso a passo.
OBS:- Sua HP-12C está equipada com um sistema de memória contínua que mantém os dados guardados, mesmo com a calculadora desligada. Para tanto, ela possui 4 registros de pilha operacional e 5 registros financeiros (a sua memória RAM, hehehehehe), além de 20 registros de memória e armazenamento (o seu HD, hehehehehehe).
EXERCÍCIOS
1. Faça as seguintes operações aritméticas simples:15 + 27
Pressione Visor
1 5 ENTER 15,00
2 7 + 42,00
2. Faça o mesmo com as seguintes operações:
a. 32 ÷ 8 b. 52 – 23 c. 16 x 43
Pressione Visor Pressione Visor Pressione Visor
Auto-teste dos circuitos
Para saber se a calculadora está funcionando normalmente, existem alguns procedimentos de teste que podem ser efetuados, como:
Teste automático : com a calculadora desligada, pressione emantenha pressionada a tecla [x] (ou [+]) e depois ligue a HP12C, pressionando a tecla [ON]. Solte a tecla [ON] e depois a tecla [x] (ou [+]). Um auto-teste será realizado. Se o mecanismo da máquina estiver funcionando corretamente, dentro de aproximadamente 25 segundos (durante os quais no visor será exibido a palavra "running" piscando) todos os indicadores do visor serão exibidos (a exceção do * :indicador de bateria fraca). Se aparecer a expressão "Error 9" ou não aparecer nada, a calculadora está com problemas;
Teste semi-automático: com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionada a tecla [÷] e depois ligue a HP12C, pressionando a tecla [ON]. Solte a tecla [ON] e depois a tecla [÷]. Para verificar todas as teclas da HP, nesta opção de teste é necessário pressionar...
tracking img