apostila historia pesamento adm

2992 palavras 12 páginas
O foco na divisão do trabalho
Ao fi nal desta aula, você deverá ser capaz de: identifi car o modo de produção em um estudo de caso.
3
objetivo
AULA
144 CEDERJ
História do Pensamento Administrativo | O foco na divisão do trabalho
Como você viu na Aula 2, o sistema de produção tradicional (com ênfase no trabalho artesanal), não poderia mais atender à demanda provocada pelo aumento do consumo nos burgos, aumento este devido ao aporte cada vez maior de novos habitantes nas cidades e ao conseqüente fl orescimento do comércio. Não obstante, o comércio externo (entre cidades e regiões) já era uma realidade.
Além disso, já não bastava mais criar novos postos de trabalho (novas vagas para aprendizes nas ofi cinas), pois a necessidade de atender à demanda não poderia ser satisfeita pelos moldes tradicionais de produção. Como a procura era superior à oferta, houve necessidade de se criarem máquinas para aumentar a produtividade.
Nas oficinas, predominava o modelo de produção artesanal. Com o desenvolvimento da maquinaria, fruto das descobertas científi cas da Revolução
Industrial, as fábricas emergiram como os novos locais de produção, em substituição às ofi cinas dos artesãos.
Nas fábricas, o sistema artesanal deu lugar ao sistema industrial moderno, consolidando-o como modo de produção e dando origem aos modelos administrativos organizacionais. Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas.
Entre esses novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas:
a. gerenciar a nova força de trabalho;
b. treinar os operários no uso das máquinas, objetivando maior produtividade. INTRODUÇÃO
Divisão do trabalho
A divisão do trabalho, que extinguiu a relação simples e direta entre mestre e artesão, fez com que todos fossem operários, e não mais donos de ofi cina, aprendizes ou artesãos especialistas que controlavam a produção
(como vimos na Aula 2). Foi

Relacionados