Apostila geral de zootecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 122 (30291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

































APOSTILA ZOOTECNIA GERAL 1






































TERESINA
2009
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTOUNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA









DISCIPLINA: 603.250 - Zootecnia Geral

PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevêdo Alves

TÓPICO: INTRODUÇÃO À ZOOTECNIA










1. EVOLUÇÃO DA ZOOTECNIA COMO ARTE E COMO CIÊNCIA










1.1 Zootecnia como arte






As evidências acumuladasdurante os últimos anos indicam que a agricultura provavelmente teve suas origens no Oriente Médio, embora, ao contrário do que se supunha, não nos vales férteis da Mesopotâmia, que se tornariam centros importantes da primitiva civilização, mas sim nas regiões montanhosas e semi-áridas próximas. Datas determinadas para foices de sílex e moinhos de pedras lá descobertos indicam que antes de 8.000 anosa.C. o homem provavelmente começou a colher grãos naturais e há provas de que, cerca de mil anos depois, já cultivava esses grãos e possuía animais domésticos (Heiser Júnior, 1977).


Segundo Domingues (1981), uma das primeiras realizações do homem primitivo foi criar animais, concomitante ao cultivo dos vegetais, quando deixou de ser nômade (caçador e pescador) e se tornou sedentário,passando a ser pastor e agricultor. Isto na idade da Pedra Polida, cerca de 7.000 anos a.C.


Inicialmente, o homem criou animais para satisfazer seu totemismo (zoolatria), em seguida, com a indisponibilidade de alimentos espontâneos próximos às aldeias, passou a utilizá-los como alimento e, por último, com os rigores climáticos ou intempéries, para proteção.






1.2 Zootecnia comociência






A distinção formal entre o cultivo de vegetais e a criação de animais se deu em 1844, quando o Conde Adrien de Gasparin publicou o livro "Cours d'Agriculture", separando definitivamente o estudo dos vegetais cultivados do dos animais criados pelo homem. O estudo do cultivo dos vegetais já era conhecido com o nome de Agricultura. Para o estudo da criação dos animaisdomésticos, o autor propôs o termo “Zootechnie”, do grego: zoon = animal, e technê = arte.


Em 1848, com a instalação do Instituto Agronômico de Versailles, em Paris, foi adotada a distinção proposta pelo Conde Adrien de Gasparin e para o ensino teórico da exploração dos animais domésticos foi estabelecida a Cátedra de Zootecnia.


A Zootecnia como ciência surgiu em 1849, naFrança, com a aprovação de uma tese apresentada pelo naturalista Emile Baudement em concurso para a Cátedra de Zootecnia do Instituto Agronômico de Versailles, ao tornar-se o primeiro docente de Zootecnia. Nesta tese, foi estabelecido o princípio teórico que consiste em considerar o animal doméstico como uma máquina viva transformadora e valorizadora dos alimentos, constituindo-se no fundamento de todosos conhecimentos zootécnicos. Assim, constata-se que a arte de criar é remota, enquanto a ciência de criar surgiu há um pouco mais de um século e meio.


No sentido de melhor conhecimento da Zootecnia, recomenda-se recorrer ao vasto volume de fontes bibliográficas, desde aquelas pioneiras, como os livros Introdução à Zootecnia e Elementos de Zootecnia Tropical, de autoria do professorOctávio Domingues, grande responsável pela consolidação da Zootecnia no Brasil, às mais atuais, que apresentam uma visão atualizada da evolução da Zootecnia no Brasil, incluindo-se Ferreira e Pinto (2000), Fonseca (2001) e Miranda (2001), sendo recomendado ainda o conhecimento da História da Sociedade Brasileira de Zootecnia, segundo Peixoto (2001).






2. CONCEITOS, OBJETIVOS,...
tracking img