Os Gêneros Textuais


→origem;
→definição de gêneros textuais;
→importância desses gêneros na escola.

Segundo Marcuschi (2002, p.19) “os gêneros textuais são fenômenos históricos,profundamente vinculados à vida cultural e social”. Isso quer dizer que os gêneros fazem parte de nossas vidas. Assim, à medida que o homem transforma seu meio, consequentemente interfere nos gêneros textuais.Como exemplo, faremos uma breve observação histórica dos gêneros: Em um primeiro momento, temos povos de cultura essencialmente oral, nota-se nesse período, um número limitado de gêneros. Em umsegundo momento, surge à escrita e com ela multiplica-se os gêneros, referente a esse estilo. Num terceiro momento, após o século XV, os gêneros crescem mais ainda com o surgimento da cultura impressa, nafase intermediária de industrialização iniciada no século XVIII, dar início a uma grande ampliação.
Nessa breve exposição dos gêneros no tempo, notamos que eles estão ligados à transformação dasociedade, e, agora, nos deparamos com uma explosão dos gêneros em nossa cultura. Estamos inseridos na denominada cultura eletrônica, essa nova modalidade atingiu não só a escrita, mas também a oralidade.É o que diz Marcuschi:
“[...] Surgem emparelhados a necessidades e atividades sociocultural, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar aquantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.” (2002, p.19)

Dessa maneira, os gêneros surgem, devido à necessidade, e, à proporção que aparecemintegram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. Eles caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas eestruturais. Exemplo: Um artigo de opinião (função), escrito sob a forma de uma receita culinária (forma), o que vai definir o gênero é a função, pois pelos conhecimentos que possuímos, sabemos que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Apostila - gêneros textuais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Apostila-G%C3%AAneros-Textuais/938183.html

MLA

"Apostila - gêneros textuais" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Apostila-G%C3%AAneros-Textuais/938183.html>.

MLA 7

"Apostila - gêneros textuais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Apostila-G%C3%AAneros-Textuais/938183.html>.

CHICAGO

"Apostila - gêneros textuais." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Apostila-G%C3%AAneros-Textuais/938183.html.