Apostila Estatu00EDstica Aplicada

1940 palavras 8 páginas
ESTATÍSTICA APLICADA
Prof: Dr. Leonardo Sene de Lourenço

1. ESTATÍSTICA

É a ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise/ interpretação e conclusão de um conjunto de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

1.1. Variável

Denomina-se variável o conjunto de resultados possíveis de um determinado fenômeno.
As variáveis estão classificadas em:

Qualitativas – quando seus valores são expressos por atributos: sexo, cor de pele etc. Sendo classificada em dois tipos: Qualitativa Ordinal cujo atributo possui uma ordem de preferência, por exemplo série de ensino, patente de uma instituição militar e Qualitativa Nominal quando não pode ser atribuída uma ordem de preferência ao atributo, cor de roupa, religião, etnia.
Quantitativas – quando seus valores são expressos em números. Uma variável quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites recebe o nome de variável contínua; uma variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável recebe o nome de variável discreta. Assim, o número de alunos de uma escola pode assumir qualquer um dos valores do conjunto N = (1,2,3, ..., 58), mas nunca valores como 2,5 ou 3,78. Logo, é uma variável discreta. Já o peso desses alunos é uma variável contínua, pois um dos alunos tanto pode pesar 72 Kg, como 72,5 Kg, dependendo da precisão da medida. De modo geral, as medições dão origem a variáveis contínuas e as contagens ou enumerações, as variáveis discretas. Designamos as variáveis por letras latinas, em geral, as últimas:
X, Y, Z.
Exercícios:

1 – Classifique as variáveis em qualitativas (nominal e ordinal) ou quantitativas (contínua e discreta)

a-) Amostra: alunos de uma escola
Variável: cor dos cabelos - _________________________ b-) Amostra: casais residentes em uma cidade
Variável: número de filhos - _________________________________ c-) Amostra: as jogadas de um dado
Variável: o ponto obtido em uma jogada -

Relacionados