Apostila esgoto - definições

Páginas: 20 (4801 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
NBR 8160 - Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

Principais Definições:

barrilete de ventilação: Tubulação horizontal com saída para a atmosfera em umponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores.

caixa de gordura: Caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo a mesma.

caixa de inspeção: Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução,junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

caixa sifonada: Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.

coletor predial: Trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistema particular.

coletor público: Tubulaçãoda rede coletora que recebe contribuição de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo do seu comprimento.

coluna de ventilação: Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.

desconector: Dispositivo provido de fecho hídrico, destinado avedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.

dispositivo de inspeção: Peça ou recipiente para inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações.

instalação primária de esgoto: Conjunto de tubulações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

instalação secundária de esgoto: Conjunto de tubulações edispositivos onde não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

ralo seco: Recipiente sem proteção hídrica, dotado de grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de piso ou de chuveiro.

ralo sifonado: Recipiente dotado de desconector, com grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de pisos ou de chuveiro.

ramalde descarga: Tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

ramal de esgoto: Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.

ramal de ventilação: Tubo ventilador que interliga o desconector, ou ramal de descarga, ou ramal de esgoto de um ou mais aparelhos sanitários a uma coluna de ventilação ou a um tuboventilador primário.

subcoletor: Tubulação que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto.

tubo de queda: Tubulação vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga.

tubo ventilador: Tubo destinado a possibilitar o escoamento de ar da atmosfera para o sistema de esgoto e vice-versa ou a circulação de ar no interior do mesmo, com afinalidade de proteger o fecho hídrico dos desconectores e encaminhar os gases para atmosfera.

unidade de Hunter de contribuição (UHC): Fator numérico que representa a contribuição considerada em função da utilização habitual de cada tipo de aparelho sanitário.

Disposições Gerais

O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

a) evitar a contaminação daágua, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores;
b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações;
c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila esgotos
  • Apostila Tratamento de Esgoto
  • Definições
  • Definições
  • Esgotos
  • Definições
  • Definições
  • Esgoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!