Apostila economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Gerenciais de Santos Dumont
Entidade Mantenedora: Fundação Educacional São José
Av. Pres. Getúlio Vargas, 547 – Santos Dumont/MG – 36240-000 – Telefax: (32) 3251-3817

APOSTILA DE ECONOMIA II
2º e 4º Períodos de Administração
Profa Luciane Fonseca

INTRODUÇÃO
A macroeconomia, objeto de estudo do curso de economia II estuda a determinação e o comportamento dosgrandes agregados, como PIB, consumo nacional, investimento agregado, exportação, nível geral de preços, dentre outros, com o objetivo de delinear uma política econômica. Tem um enfoque conjuntural, isto é, preocupa-se com a resolução de questões como inflação e desemprego, a curto prazo.

UNIDADE 1: CONTABILIDADE SOCIAL

1.1) Definição: É uma técnica similar às dos sistemas convencionais decontabilidade que se propõe a apresentar uma síntese de informações cifradas em unidades monetárias, sobre os vários tipos de transações econômicas que se verificam, em determinado período de tempo, entre os diversos setores e agentes do sistema econômico de um país.

Ë uma técnica que tem como base conceitual a teoria econômica.

O objetivo da contabilidade nacional é fornecer uma aferiçãomacroscópica do desempenho real de uma economia em determinado período de tempo: quanto ela produz, quanto consome, quanto investe, como o investimento é financiado, quais as remunerações dos fatores de produção...
A contabilidade nacional procura retratar o desempenho real de uma economia em determinado período de tempo, por um sistema de contas que obedeça a dois princípios:
1) O de equilíbriointerno de cada conta, em que o total dos débitos deve igualar o total dos créditos.
2) O do equilíbrio externo do sistema, segundo o qual a cada lançamento devedor numa conta deve corresponder igual lançamento credor em outra.

Pressupostos básicos da contabilidade social:
a) As contas procuram medir a produção corrente. Desse modo, não são considerados bens de segunda mão, produzidos emperíodo anterior. Nas transações com esses bens, só se considera como parte da renda nacional a remuneração do vendedor (que represente um serviço, independente do produto ser novo, ou de segunda mão) e não o valor da mercadoria vendida.
b) As contas se referem a um fluxo, normalmente de um ano. Assim, os agregados correspondem a variáveis de fluxo, cujos valores são considerados ao longo de umperíodo. A contabilidade social só trabalha com fluxos, não apresentando um balanço patrimonial, de estoques como na contabilidade privada.
c) A moeda é neutra, no sentido de que é considerada apenas como unidade de medida (padrão para a agregação de bens e serviços fisicamente diferentes) e unidade de trocas.

A contabilidade nacional desenvolve-se à partir à partir de 7 conceitos básicos:
1)Produto (Y) afere o valor total da produção da economia em determinado período de tempo. Nessa aferição é essencial evitar a dupla contagem, pois não faz sentido somar os valores brutos produzidos por todas as unidades produtivas do país (empresas, escritórios, trabalhadores autônomos, agencias governamentais,...)
Exs: Pão

Valor do Produto
Insumos
Valor Adicionado
Trigo
10
0
10
Farinha
1510
5
Pão
20
15
5
De acordo com a tabela o valor do produto de bens finais é 20, correspondente a produção de pães. Produziram-se também 15 em termos de farinha e 10 em termos de trigo. Porém, na produção do pão foi utilizada toda a farinha produzida, e na produção da farinha todo o trigo produzido. Assim, se fossem somadas a produção de cada um dos bens, chegaria-se a um valor bruto daprodução (VBP) de 45, porém estaria se computando simultaneamente o valor dos pães fabricados, da farinha empregada na produção desses pães e do trigo usado na fabricação da farinha.

Minério de ferro
O minério de ferro empregado na fabricação do aço não é computado no produto, e sim tratado como consumo intermediário, porém o minério produzido para exportação ou para aumentar os estoques...
tracking img