Apostila eagle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilização prática do programa EAGLE 4.14

Agosto/2005

Lucínio Preza de Araújo lucinio@yahoo.com http://www.prof2000.pt/users/lpa

Utilização prática do programa Eagle

INDICE

Introdução Instalar o programa Executar o programa Barra de ferramentas e bibliotecas Adicionar componentes à área de trabalho Inserir os componentes Ligar os componentes Criar o layout Furos de fixaçãoImpressão Anexo 1 – Library Anexo 2 – Layers Anexo 3 – Criar bibliotecas de componentes Anexo 4 – Design Rule Check (DRC) Anexo 5 – Personalizar o dimensionamento das pistas Anexo 6 – Inserir uma frame no esquemático Anexo 7 – Obter uma listagem dos componentes Anexo 8 – Exportar o esquema ou a board para o formato bmp Bibliografia

Pág.2 Pág.3 Pág.6 Pág.9 Pág.11 Pág.13 Pág.16 Pág.17 Pág.22 Pág.24Pág.26 Pág.27 Pág.29 Pág.38 Pág.43 Pág.45 Pág.46 Pág.48 Pág.49

Página 1

Utilização prática do programa Eagle

Introdução
O programa Eagle é um programa de desenho de placas de circuito impresso (PCI)1.

Este programa é gratuito (freeware) e é relativamente fácil de utilizar, depois de se conhecerem os passos fundamentais.

Pode-se fazer download deste programa freeware (versão 4.14) em:http://www.cadsoft.de/

Em primeiro lugar deve desenhar-se o esquema eléctrico pretendido (ficheiros de extensão *.sch) e, a partir desse esquema, o programa apresenta uma solução para o desenho das pistas. O desenho da placa de circuito impresso (PCI ou PCB) é apresentado em ficheiros de extensão *.brd.

Utilizando as bibliotecas de componentes existentes no programa, constrói-se o esquemaeléctrico que será usado como base no projecto da PCI. Assim sendo, é muito importante a selecção correcta do componente, pois além da sua aplicação básica também servirão de referência as suas características gerais, tais como o tamanho, o encapsulamento, a potência, etc.

Após a elaboração do esquema é possível gerar uma PCI, através de um rascunho fornecido pelo programa. Este rascunho pode (edeve) ser alterado para a adequação e posicionamento físico dos componentes sobre a placa, de modo a facilitar a passagem das pistas, montagens, fixações mecânicas e outros requisitos.

1

Existem outros programas de desenho de placas de circuito impresso nomeadamente: Ultiboard, QuickRoute, Pcad, ACCEL, etc.
Página 2

Utilização prática do programa Eagle

Instalar o Programa
Localize noseu computador o disco onde está guardado o programa “eagle4.14.exe”. Execute-o para iniciar a instalação e clique sobre a opção “Setup”.

Será apresentada a janela de boas vindas e de aviso de protecção do programa. Clique sobre “Next”.

Em seguida será apresentada a janela de concordância com a licença e termos de utilização. Este software é de uso livre para fins educativos apresentando no,entanto, algumas limitações 2. Clique sobre “Yes”.

A área da placa (board) é limitada a 100 x 80 mm, o esquema eléctrico fica limitado a uma só folha e só pode ser usado, no máximo, para placas de dupla face.
Página 3

2

Utilização prática do programa Eagle

Será apresentada uma nova janela para a escolha da directoria de destino da instalação do programa. Caso seja necessário, alterepara a localização pretendida. Clique sobre “Next”.

A janela seguinte apresenta para simples conferência, um resumo dos parâmetros iniciais da instalação. Clique sobre “Next”. Começará a instalação propriamente dita.
Página 4

Utilização prática do programa Eagle

O processo de instalação é iniciado e pode ser acompanhado pela barra de progresso. Terminada a instalação, surge a janela definalização. Caso não queira visualizar os ficheiros ou iniciar o programa, desseleccione os quadrados. Clique em “Finish”.

Quando executar o software pela primeira vez aparecerá uma caixa de diálogo a pergunta se tem uma licença pessoal. Seleccione "Run as Freeware".

Página 5

Utilização prática do programa Eagle

Executar o Programa
Executando-se o programa, surge a janela...
tracking img