APOSTILA DID DICA GIN STICA 2015

5645 palavras 23 páginas
APOSTILA DIDÁTICA GINÁSTICAS
Professora: Ivana Montandon Soares Aleixo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA GINÁSTICA 1º PERÍODO
PROFA.: IVANAMONTANDON SOARES ALEIXO / KÁTIA LUCIA MOREIRA LEMOS

GINÁSTICA ARTÍSTICA
A Ginástica Artística (G.A.) é uma modalidade esportiva composta de uma enorme variedade de habilidades e elementos técnicos, que exigem dos praticantes inúmeras e diferenciadas capacidades físicas e psicológicas, que precisam ser desenvolvidas.
A ginástica se baseia em movimentos corporais que envolvem balançar, saltar, apoiar em grandes aparelhos nos quais os domínios das movimentações básicas são fundamentais.
O ensino da G.A. exige de seus professores um aprofundamento nos estudos de diversas áreas de conhecimento afins, tais como: aprendizagem e desenvolvimento motor, psicologia do esporte, pedagogia e fisiologia do exercício. As atividades da ginástica e as metodologias específicas para o principiante devem constituir a preocupação essencial do professor durante a fase de iniciação. A metodologia aplicada ao ensino da G.A. deve permitir ao professor sistematizar a prática de forma coerente, progressiva e em níveis de habilidades motoras.
Objetivos em relação aos três aspectos da G.A.:
- Aspecto Motor:
A G.A. tem a capacidade de desenvolver várias habilidades motoras básicas tais como; força, velocidade, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, lateralidade, percepção espacial, percepção temporal, etc, dando a maior vivência de todas as qualidades no meio motor.
- Aspecto Social Afetivo:
Os objetivos afetivos são os que enfatizam sentimentos, emoções ou expressam um grau de aceitação ou rejeição.
Descrevem as manifestações dos interesses, das atitudes, dos valores morais, tendo como manifestações e expressões o entusiasmo, o medo, a virtude, o caráter, permite na G.A., uma auto-confiança e segurança. Procuramos desenvolver atividades em grupos, de convívio, de ajuda,

Relacionados