Apostila de Teoria Musical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


APOSTILA

DE

PERCEPÇÃO MUSICAL l







Teoria I
























Créditos

Elaboração e Desenvolvimento:
Luciano Vieira

Revisão de texto:
Luciano Vieira / Max Meyer
;
Diagramação e arte:
Luciano Vieira

Editoração musical:
Luciano Vieira

Supervisão geral:
MaxVér Meyer Pires

























Índice



Introdução 6
6
Elementos da Música 7
Notação Musical 8
Cifras 9
Claves 10
Posição das claves no pentagrama 11
Compasso 14
Compassos simples e compostos 15
Fórmula de Compasso 15
Exercícios Para Fixação 16
17
Exemplos em compassos simples 18
Exemplos em compassos compostos 19
Sinais de Repetição 20Exercícios Para Fixação 21
Andamento 22

22
Leitura Rítmica 23
Exercícios de Leitura Rítmica 2 24
Exercícios de Leitura Rítmica 3 25
Exercício de Leitura Rítmica 4 26
Exercício de Leitura Rítmica 5 27
Duplo Ponto de Aumento 30
Ponto de Diminuição 30
Fermata 31
Ligadura 31
Exercício de Leitura Rítmica 6 31
Exercício de Leitura Rítmica 7 32
Exercício de Leitura Rítmica 8 34Exercício de Leitura Rítmica 9 35
Leitura Rítmica a 3 vozes 38
Linha de Oitava 42
Uso das Pausas nos Compassos 43

Introdução



O estudo de um instrumento musical compreende vários aspectos, que devem ser igualmente focados pelo estudante, a fim de que esse estudo se realize de maneira consistente e tenha resultados duradouros.


Dentre esses aspectos podemos citar, obviamente, aprática, que como o próprio nome já diz, envolve os aspectos técnicos de execução do instrumento ou voz. Entretanto, é importante o estudo da teoria musical, que consiste numa análise dos diversos elementos que compõem e regem a escrita, a composição e a execução musical.


Nesse método faremos uma abordagem resumida desses aspectos, de forma a simplificar e tornar mais agradável seu aprendizado.Isso se dará através de exemplos e exercícios práticos que serão feitos em sala de aula, sob orientação do professor. A divisão em volumes I e II coincide com o modo como o curso é aplicado na prática e tem como finalidade a apresentação progressiva e gradual dos tópicos, favorecendo e facilitando o seu aprendizado.


Esperamos com isso desmitificar o estudo da teoria, transformando um bichode sete cabeças em algo menos assustador e mais prazeroso.


Bons estudos e divirta-se!!!
Propriedades do Som


Som é tudo que estimula o órgão auditivo, resultado do choque de dois corpos gerando uma vibração e propagando a onda sonora. O som possui quatro propriedades:

Altura: Propriedade de o som ser grave, médio ou agudo, de acordo com a frequência de suas vibrações. A altura édefinida pela clave e pela posição da nota no pentagrama.

Duração: Extensão de um som, variando do longo ao curto. A duração da nota é definida pela sua figura rítmica e pelo andamento da música.

Intensidade: É o grau de força empregada na execução das notas, variando de forte (volumes mais altos) a fraco (volumes mais baixos). A intensidade na partitura é definida pelos sinais de dinâmica.Timbre: É a qualidade do som que permite reconhecer a sua origem. Este timbre é gerado de acordo com a constituição do instrumento (madeira, metal, pele, etc.), da voz (masculina ou feminina), variando também conforme a execução de cada músico. O timbre é definido pela indicação da voz ou instrumento que deve executar a música.


MÚSICA É A ARTE DE COMBINAR OS SONS



Elementos daMúsica

Melodia: Caracteriza-se pela disposição sucessiva das notas, ou seja, as notas são executadas separadamente, uma em seguida da outra. Nas canções, a melodia é a parte executada pela voz, ao cantar a letra. A melodia caracteriza-se pela possibilidade de ser executada por instrumentos monofônicos (aqueles que executam apenas uma nota de cada vez), por exemplo, o saxofone.
Obs. Todo...
tracking img