Apostila de teoria musical e teclado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É MÚSICA?
Música é a arte de combinar bem os sons e o tempo, ou ritmo.

PROPRIEDADES ESSENCIAIS DO SOM
Um som tem quatro propriedades essenciais: 1. Duração: tempo que sustenta um som; 2. Altura: significa considerar o grave e o agudo do som; 3. Intensidade: é o volume do som; 4. Timbre: refere-se aos sons produzidos pelos diferentes instrumentos musicais. Observação: qualquer som temaltura, intensidade e timbre, é bom lembrar que somente um som musical tem as quatro propriedades essenciais.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DA MÚSICA
- Melodia: é a música em si. As notas são executadas uma por uma, obedecendo a uma determinada escala; - Harmonia: é o acompanhamento da melodia. As notas são executadas simultaneamente obedecendo a uma combinação de sons; - Compasso: é a contagem de tempoda música. Existem três tipos de compasso: 1º. Binário – possui dois tempos; 2º. Ternário – possui três tempos; 3º. Quaternário – possui quatro tempos. - Ritmo: é a pulsação da música. Trabalha em conjunto com o compasso.

NOTAÇÃO MUSICAL
As notas musicais são sete: 1. DO 2. RE 4. FA 5. SOL

3. MI 6. LA e

7. SI.

O QUE É PENTAGRAMA?
Pentagrama, também chamado de pauta, é o conjunto decinco linhas paralelas, horizontais e eqüidistantes, formando entre si quatro espaços.

Contam-se, de baixo para cima, os espaços e as linhas do pentagrama:
5ª. linha 4ª. linha 3ª. linha 2ª. linha 1ª. linha 4º. 3º. 2º. 1º. espaço espaço espaço espaço

As linhas e os espaços do pentagrama não são suficientes para escrever todas as notas que precisamos, então acrescentamos linhas e espaços aoque chamamos: linhas e espaços suplementares (superiores e inferiores).

O QUE SÃO LINHAS E ESPAÇOS SUPLEMENTARES?
As linhas e os espaços do pentagrama não são suficientes para escrever todas as notas que precisamos, então acrescentamos linhas e espaços ao que chamamos: linhas e espaços suplementares (superiores e inferiores).

Nota: a nota LA (grave) localiza-se na 2ª. linha suplementarinferior. Para escrever a nota precisamos antes desenhar a 1ª. e a segunda linha suplementar inferior, e só então, depois disso escrevemos a nota na 2ª. linha suplementar inferior. _______________________________________________________________________

O QUE É CLAVE?
Clave - é o sinal escrito no início do pentagrama. Serve para dar nome e altura às notas musicais. Existem três tipos de clave: LOCALIZAÇÃO DAS NOTAS NO TECLADO
O teclado possui teclas brancas e teclas pretas. Para localizar cada uma das notas, dividimos o teclado em dois grupos:

1º. Grupo: 2 (duas) teclas pretas DO – antes das 2 teclas pretas. RE – entre as 2 teclas pretas. MI – depois das 2 teclas pretas. 2º. Grupo: 3 (três) teclas pretas FA – antes das 3 teclas pretas. SOL – depois da nota FA. LA – depois da notaSOL e antes da nota SI. SI – depois das 3 teclas pretas.

____________________________________________________________

SÍMBOLOS DE ALTERAÇÃO
Alguns sinais são utilizados para modificar os sons das notas naturais. No teclado as notas naturais são representadas pelas teclas brancas. Os símbolos mais conhecidos são: (#) sustenido – aumenta ½ tom (b ) bemol – diminui ½ tom Os demais símbolos dealteração são: (i ) dobrado-sustenido – aumenta 1 tom (bb ) dobrado-bemol – diminui 1 tom E por fim: (f) bequadro – anula a função de qualquer símbolo de alteração musical.

Para entender a função de cada um destes símbolos, precisamos também entender duas definições musicais: TOM – é a maior distância entre dois sons consecutivos que o ouvido humano conseguir distinguir. SEMITOM - é a menordistância entre dois sons consecutivos que o ouvido humano conseguir distinguir.

D o#

R e#

Fa#

Sol#

La#

As teclas pretas do teclado correspondem às notas sustenido e bemol, ou seja, as notas naturais escaladas em ordem ascendente passam pelas teclas pretas e estas chama-se sustenido pois estão aumentando meio tom;
R eb M ib Sol b La b Si b

Porém se forem escaladas em ordem...
tracking img