Apostila de tecnologia e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle Ambiental da Água

Lineu José Bassoi
Engenheiro Civil, Companhia de Temologia de Saneamento Ambiental
Milo Ricardo Guazelli
Engenheiro Mecânico, Agência Nacional de Vigilância Sanitário
PRESENTE E PASSADO
No início da década de 1960 não se imaginava que os problemas de gestão ambiental no Brasil fossem despertar, como hoje despertam, o interesse público e a preocupação porparte de profissionais de tão diversa formação como advogados, médicos, profissionais da saúde (enfermeiros, biomédicos e educadores em saúde pública, entre outros), administradores, biólogos, meteorologistas, jornalistas, economistas, professores do ensino médio, estatísticos, geógrafos, geólogos, químicos, pesquisadores, profissionais da educação e engenheiros das mais diversas modalidades. Tambémnão se cogitava que esses profissionais viessem a se especializar em meio ambiente e a trabalhar juntos, em equipes multidisciplinares, na realização de estudos, projetos, obras e outros trabalhos ligados à gestão ambiental no âmbito de suas especialidades.
Na área urbana, a ênfase estava no saneamento básico - abastecimento de água potável, drenagem urbana, sistemas de esgotos sanitários,eventuais sistemas de tratamento de esgotos domésticos no nível primário e lixo doméstico. Em razão da natureza das obras e dos serviços públicos demandados, o concurso do engenheiro civil era postulado com freqüência, principalmente por causa de sua formação abrangente e diversificada em assuntos de engenharia. Os médicos sanitaristas e os profissionais de saúde a eles ligados dividiam aresponsabilidade de diagnosticar e solucionar problemas de saúde pública, com ênfase sobre os que não dependiam diretamente de obras e de serviços de engenharia.
Com o passar dos anos, a gestão ambiental foi experimentando sofisticação, uma vez que os problemas de saúde pública e de poluição das águas, do ar e do solo foram se tornando mais complexos, exigindo cada vez mais especialistas e generalistas noexercício de análise e síntese para sua solução. Assim, gradativamente foram incorporados ao grupo dos gestores ambientais profissionais especializados, como engenheiros químicos, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, advogados especializados em legislação ambiental e outros.
A exigência imposta para o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, da elaboração do Estudo deImpacto Ambiental (ElA), acompanhado do respectivo Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (Rima), Resolução n. 1 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, fomentou e consolidou o trabalho em equipe de profissionais de diversas especialidades.
NOÇÕES DE HIDROLOGIA
A gestão ambiental voltada para os recursos hídricos envolve duas dimensões significativas, uma referente à quantidade de água eoutra relacionada à sua qualidade. A ciência da hidrologia constitui um ponto de partida lógico para a abordagem dessas dimensões. Ela se ocupa da ocorrência e do movimento da água na Terra e acima de sua superfície. Trata das várias formas de umidade que ocorrem e da transformação entre os estados - líquido, sólido e gasoso - na atmosfera e nas camadas superficiais das massas terrestres. Dedica-setambém ao mar, que é a fonte e o reservatório de toda a água que ativa a vida do planeta.
O engenheiro geralmente está envolvido no projeto e na operação das obras de engenharia destinadas a controlar o uso da água, especialmente as que são voltadas para a regularização de rios e outros cursos d'água, construção de reservatórios para armazenamento de água e canais de irrigação. Contudo, ele deveestar ciente de que as aplicações de hidrologia estão inseridas num contexto muito mais amplo, que envolve conhecimentos de física, meteorologia, oceanografia, geografia, geologia, hidráulica e ciências congêneres. Ademais, deve conhecer a teoria das probabilidades, alguns métodos estatísticos e estar apto a fazer uso de análise econômica.
A hidrologia é basicamente uma ciência interpretativa....
tracking img