Apostila de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Este projeto consiste em uma montagem de circuito de cerca eletrificada com alarme. O alarme deve disparar quando houver rompimento ou aterramento dos fios que constituem a rede de proteção do sistema. Aparelhos comerciais são caros e este projeto tem todas as funções dos mesmos com um custo menor.Este circuito é formado basicamente por dois CIs (circuito integrado) 555. O primeiro é U1 e os componentes à sua volta fazem-no oscilar em alta freqüência para produzir os pulsos do primário de uma bobina de ignição de carro, gerando assim a alta tensão. A alta tensão é aplicada à cerca, e retornandoao circuito, informa que não houve rompimento desta.
O segundo CI (circuito integrado) controla o primeiro, operando numa baixa freqüência, para que não haja alta tensão continuamente, mas sim umas 2 a 3 vezes a cada segundo. TP1(temporizador) ajusta a alta tensão e TP2 (temporizador) ajusta os pulsos, o que pode ser monitorado pelo LED amarelo. PB1(push bottom) resseta o sistema em caso dodisparo do alarme. Nesse caso, a alta tensão é interrompida. A sirene é do tipo de alta potência com oscilador interno.

























2- Cerca Elétrica





Apresentamos uma interessante cerca elétrica que utiliza apenas 2 Circuitos integrados e serve como proteção contra invasores em residências ou em comércios.O circuito possui uma altíssima tensão que é gerada por uma bobina de carro e a mesma pode gerar uma tensão equivalente a 15 mil volts (15 KV), conforme pode ser vista no circuito abaixo.


[pic]

Figura 1 – Esquema cerca eletrificada



















3-FUNCIONAMENTO GERAL




O transformador do circuito regula a tensão 110V em 16 V(pois utilizamos um transformador de 110V para 16V), logo após, o sinal passa pela ponte de diodos que retifica a tensão AC (alternada) em DC (continua).Utilizamos na ponte diodos 1n5408, pois o mesmo além de retificar também suporta uma corrente alta de 3A (Ampéres). Após feito isso o sinal é mandado para o capacitor (C1) que nivela essa tensão, tornando-a uma tensão continua quase pura, Logo apósessa tensão passa pelo LM 7812 que à regula em 12V a tensão utilizada pelo circuito, depois de regulada em 12V a tensão passa pelo LED verde indicando que esta ligada a fonte.

Essa tensão aciona o NE-555 (U1), os componentes à sua volta fazem-no oscilar em uma alta freqüência para produzir os pulsos do primário de uma bobina, gerando a alta tensão, Essa alta tensão será aplicada à cerca, eretornando ao circuito informa que não houve nenhum rompimento ou aterramento da cerca. O temporizador ligado a esse C.I tem como função ajustar a alta tensão
O NE-555 (U2) opera em baixa freqüência para que não haja uma alta tensão continuamente, mais sim a 2 ou 3 vezes por segundo,o temporizador ligado a ele (TP2) tem como função ajustar os pulsos, o qual pode ser monitorado pelo LED amarelo
Sehouver fuga na cerca elétrica
























4-FONTE REGULADORA





Para que nosso projeto funcione foi preciso montar uma fonte reguladora de tensão, pois a energia fornecida pela concessionária de energia elétrica é em corrente alternada (AC) , enquanto o projeto necessita de corrente continua (DC).

[pic]

Figura 2 - Fonte Reguladora de tensãoPara melhor entender-mos a fonte iremos separa-la em 4 setores (blocos), são eles:

- Transformador;
- Retificação;
- Filtragem;
- Regulação;





Como mostra a figura abaixo

[pic]Figura.3 - Diagrama de Blocos –fonte de Reguladora



4.1- TRANSFORMADOR: O transformador de alimentação convencional é usado na conversão da tensão da rede para a tensão de funcionamento dos...
tracking img