Apostila de rodas cantadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
*RODAS CANTADAS:
*Escravos de Jó: Dois a dois, um na roda de dentro e outro na roda de fora, um de frente para o outro. Dançar a música no ritmo do vira de Portugal. Durante a parte instrumental cada dupla deverá criar sua coreografia, na parte cantada fazer da seguinte forma: a primeira parte bater palma, depois na mão do colega alternadamente (direita e esquerda). Na parte (tira, Põe, deixaficar) afastar as duas mãos, encostar as duas na do colega e balançar para direita e esquerda. Na parte (guerreiros com guerreiros fazem Zig, Zig, Zá) Bater as duas mãos nas coxas, palma, as duas mãos na do colega, coxa e saltar para direita, esquerda e bater nas duas mãos do colega novamente. Na segunda vez que repetir essa parte fazer o mesmo, mas no final a roda de dentro pula para a direitaencontrando um novo par.
*Irish Mandala: Duplas de mãos dadas em roda, damas do lado de dentro cavalheiros do lado de fora. 4 passos para frente (sentido horário) 4 passos no mesmo sentido de costas. Repetir 4 passos para frente e 4 de costas no sentido anti-horário voltando ao local de início. O casal aproxima-se e afasta, a dama vai para o lado de fora e o cavalheiro para o lado de dentro. Repetiro movimento de aproxima-se e separa, e a dama vai para o lado de fora mas em diagonal pegando na mão do cavalheiro que está a sua frente e o cavalheiro volta para o lado de fora recebendo a nova dama.
*Amigos de Jó: Uma única roda, cada aluno com a sua mão direita sobre a mão esquerda do colega. Começar batendo no ritmo da música a mão direita sobre a esquerda do colega, durante o ZIG, ZIG, ZÁ éque muda a batida, ficando: bate na mão esquerda do colega, na sua mão esquerda e na mão esquerda do colega. Depois a mesma coisa só variando que no segundo ZIG bate no seu próprio pé esquerdo.
*Ashetlen dance: Uma única roda, os pares de frente um para o outro (sentido horário e o outro no sentido anti - horário). Fazer uma saudação para a esquerda, bater 3 vezes nas mãos do seu par, saudaçãopara a direita bater 3 vezes nas mãos do seu par. Bater 3 vezes na sua coxa, 3 vezes nas mãos do seu par e dar um giro de 360°. Com as mãos (direita) unidas trocar de lugar, depois unir a esquerda e voltar para o seu lugar. Qdo chegar ao seu lugar passar um passo a frente no sentido que estava no início e começar tudo de novo.
Marreco: Duplas em roda sendo um do lado de dentro e o outro de fora,um de frente para o outro. Na primeira estrofe representar com as mãos o que fala na música. QUE ME ENSINOU A DANÇAR = dança com seu par. UM PASSINHO PARA LÁ UM PASSINHO PARA CÁ = Dar um passo para direita um passo para a esquerda. UM BAMBOLEIO UM TCHA TCHA QUEM QUEM = Dar uma reboladinha, imitar batendo as assas e aperto na bochecha do colega.
Na segunda parte da música de mãos dadas rodando nosentido horário e interpretando o que a música fala.
O cão e o cozinheiro: O CÃO ENTROU PELA COZINHA E O PRATO ELE QUEBROU = mãos nas orelhas, mãos imitando o teto de uma casa, mãos imitando um prato e bater na coxa.
O COZINHEIRO VIU E O CÃO ELE MATOU = braços elevados imitando o chapéu do cozinheiro, mãos sobre os olhos, mãos nas orelhas, mãos imitando uma torção de roupa.
VIERAM AS GALINHAS EENTERRARAM O CÃO = batendo os braços imitando as galinhas, mãos imitando como se estivesse cavando e as duas mãos nas orelhas.
NA SUA SEPULTURA A SEGUINTE INSCRIÇÃO = com os indicadores imitar um quadrado e depois imitar como se estivesse escrevendo.
AQUI JAZZ O CÃO = com os indicadores apontar para baixo, mãos nas orelhas.
QUE O COZINHEIRO MATOU = braços elevados imitando o chapéu docozinheiro, mãos imitando uma torção de roupa.
SABE POR QUE ELE FEZ ISSO? = indicadores apontando para frente.
PORQUE O PRATO ELE QUEBROU = mãos imitando um prato e bater na coxa.
*Noruega: Polegares indicando para traz, indicadores indicando para baixo, indicador direito mostrando quantos cucos devem cantar, os indicadores tocando na lateral da cabeça. As duas mãos fechadas batendo sobre o peito,...
tracking img