Apostila de pcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 162 (40425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

APOSTILA PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA - MG

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / UNIVERSIDADE DE ITAÚNA – MG

1 / 131

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I

APRESENTAÇÃO
Esta apostila faz parte do material de aula da disciplina Planejamento e Controle da Produção I, do quarto período de Engenhariade Produção da Universidade de Itaúna. O curso oferece uma visão global da área de Produção, detalhando atividades e técnicas relacionadas com o Planejamento, Programação e Controle da Produção: - Introdução ao Planejamento e Controle da Produção; - Estratégia, Objetivo e Avaliação de Desempenho da Produção; - Projeto e Organização do Trabalho; - Planejamento da Capacidade; - Planejamento daDemanda; - Planejamento Agregado de Produção; - Planejamento Mestre de Produção; - Programação e Controle de Produção.

As referências utilizadas para elaboração desta apostila são as seguintes: BÁSICA: 1. Slack, N., Chambers, S., Johnston, R. “Administração da Produção”. Editora Atlas, 2° Edição. 2002 2. Corrêa, H. L. & Corrêa, C.A. “Administração de Produção e Operações”. Editora Atlas, 2° Edição.2006 3. Peinado, Jurandir; Graeml, Alexandre R. “Administração da Produção” (Operações Industriais e de Serviços). UnicenP, 2007.

COMPLEMENTAR: 1. Tubino, D.F. “Manual de Planejamento e Controle da Produção”. Editora Atlas, 2° Edição. 2000 2. Moreira, D.A. “Administração da Produção e Operações”. Editora Pioneira, 3° Edição. 1998 3. Ritzman, L.P. & Krajewski, L.J. “Administração da Produção eOperações”. Pearson – Prentice Hall. 2004 4. Russomano, V.H. “Planejamento e Controle da Produção”. Editora Pioneira, 3° Edição. 1986

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / UNIVERSIDADE DE ITAÚNA – MG

2 / 131

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I

1

- INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O Planejamento e Controle da Produção têm como finalidade gerenciar as atividades da operaçãoprodutiva de modo a satisfazer de forma contínua à demanda dos consumidores. Qualquer operação produtiva requer planos e controle, mesmo que o grau de formalidade e os detalhes possam variar. Alguns métodos de planejamento e controle como o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) e o JIT (Just in Time), têm evoluído bastante, por isto, estes conceitos mais elaborados são examinados emcapítulos independentes, em outras disciplinas do curso de Engenharia de Produção. Os diferentes aspectos do planejamento e controle podem ser vistos como representando a conciliação entre suprimento e demanda (veja Figura 1.1). É esse o propósito do planejamento e controle, garantir que os processos da produção ocorram eficazmente e eficientemente e que produzam produtos e serviços conformerequeridos pelos consumidores.

Fig. 1.1 – A função de planejamento e controle concilia o fornecimento dos produtos e serviços de uma operação com sua demanda. DIFERENÇA ENTRE PLANEJAMENTO E CONTROLE Há algumas características gerais que ajudam a distinguir os dois. Um plano é uma formalização de que se pretende que aconteça em determinado momento no futuro. Um plano não garante que um evento várealmente acontecer; é uma declaração de intenção de que aconteça. Os planos, contudo, são baseados em expectativas, e expectativas são apenas esperanças relativas ao futuro. Quando operações tentam implementar planos, as coisas nem sempre acontecem como esperado. Os consumidores mudam de idéia de que eles querem e quando querem. Os fornecedores nem sempre podem entregar pontualmente, máquinas podemquebrar, funcionários podem faltar por doença. Controle é o processo de lidar com essas variações. Pode significar que os planos precisem ser redesenhados em curto prazo. Também pode significar que será preciso fazer uma “intervenção” na operação para trazê-la de volta aos “trilhos”. Por exemplo, encontrar um novo

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / UNIVERSIDADE DE ITAÚNA – MG

3 / 131

PLANEJAMENTO E...
tracking img