Apostila de ms project

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Você não precisa saber gerenciar projetos ou está na área, para conhecer esta poderosa Ferramenta. Através dela, várias portas dentro da área surgirão com o passar do tempo.


Este livro ensina no Primeiro e Segundo Capítulo uma noção do que é Projeto e seu respectivo ciclo de vida. Neste capítulo você ficará informado o que acontece dentro da Área em que o Project atua ealgumas estratégicas teóricas de como realizar um bom projeto.


Nos Capítulos Três, Quatro e Cinco ensina ao aluno como já inserir as tarefas e trabalhar sobre elas para que ocorra tudo bem o que foi planejado.


Nos Capítulos Seis, Sete e Oito ensina ao aluno como alocar os Recursos (Pessoas e Material) dentro do Projeto e juntamente implantando o Custo do Projeto.


NosCapítulos Nove e Dez trabalhamos o Project já na fase de Execução do projeto, verificando suas variáveis para mais ou para menos tal como a porcentagem concluída do Projeto e seu real andamento.


No Décimo Primeiro Capítulo você verá algumas dicas para usufruir bem deste maravilhoso aplicativo concluindo no Décimo Segundo e ultimo capítulo um exercício bem prático para você possa a elaboraroutros projetos por você.


Seja bem vindo ao MS Project 2003


Inst. Hudson Jr.


[pic]Capítulo 1

CONCEITOS DE PROJETOS


L
iderar um projeto, não é uma tarefa fácil, pois requer que você conclua dentro de um certo prazo, dentro do orçamento estabelecido para que seu trabalho seja muito bem reconhecido pelos seus clientes.

Um Projeto deve ser bem planejado para que eletenha um bom êxito. Segue alguns dos exemplos de planejamento abaixo:

❑ Na véspera do final de ano, uma pessoa estabelece em um papel o que ele pretende realizar no ano seguinte e com seus respectivos tempos. Com isso, ele seguirá a risca o que está no papel para que ele termine no prazo estabelecido, ou seja, em um ano.

❑ Um novo Gerente de uma empresa toma posse dela e então ele jácomeça a promover mudanças. Ele planeja tudo em um aplicativo o que será feito, como novas regras, uniformes, demissão de funcionários e contratações de novos, etc.

❑ Certa empresa resolveu trocar todos os softwares que ela administrava para softwares livres. Então, o responsável por este projeto determina o treinamento dos funcionários para adequar aos novos softwares, o quanto ele vaieconomizar utilizando os mesmos até a implantação deles na empresa.

Um projeto se compõe de três elementos:
❑ Tempo: Onde é estimado o prazo
❑ Dinheiro: Onde estabelece o custo do projeto bem como um orçamento.
❑ Recursos: Pessoas e materiais envolvidos neste projeto.



Estes três elementos se referem à importância do gerenciamento de projetos. Mas o que exatamente é um projeto?“Projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único.”

Esta afirmação é de um livro chamado PMBOK (Project Management Body of Knowledge) pela empresa chamada de PMI (Project Management Institute).

Vamos ver abaixo os seguintes significados para esta frase acima como Esforço, Temporário e Único:

Temporário: Diz-se que todo projeto é temporário, pois independentementede sua duração. Todo projeto tem uma data limite. Você pode saber o quanto que ela começa, mas não sabe quando ela termine. Você tem uma prévia, mas não sabe ao certo quando ela termina. Pode acontecer diversos imprevistos e todo mundo sabe que imprevistos sempre tem. Vamos dar um exemplo de uma construção de um prédio. Antes de ir para construção, foi calculada que este prédio terá certo custo,mais 100 pessoas envolvidas na construção e um tempo de seis meses. Meados da construção do prédio houve:
❑ Greve de ônibus.
❑ Uma imensa barra de concreto estava para secar, mas choveu neste dia.
❑ Uma máquina boa estraga e neste dia teve que utilizar uma outra máquina, não tão boa.
Entre outros imprevistos podem dar certo atraso na data de entregue do projeto ou pode até adiantá-la...
tracking img