Apostila de morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 103 (25733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORFOLOGIA
DEFINIÇÃO
Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo,Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
1- SUBSTANTIVO
Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome. Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam:
-lugares: Alemanha, Porto Alegre...
-sentimentos: raiva, amor...
-estados: alegria, tristeza...-qualidades: honestidade, sinceridade...
-ações: corrida, pescaria...
Morfossintaxe do substantivoNas orações de língua portuguesa, o substantivo em geral exerce funções diretamente relacionadas com o verbo: atua como núcleo do sujeito, dos complementos verbais (objeto direto ou indireto) e do agente da passiva. Pode ainda funcionar como núcleo do complemento nominal ou do aposto, como núcleo dopredicativo do sujeito ou do objeto ou como núcleo do vocativo. Também encontramos substantivos como núcleos de adjuntos adnominais e de adjuntos adverbiais - quando essas funções são desempenhadas por grupos de palavras.  |
Você sabia que a palavra substantivo também pode ser um adjetivo?
Reproduzimos a seguir o verbete substantivo, do Dicionário de usos do português do Brasil, de Francisco S. Borba.Observe que as quatro primeiras acepções se referem à palavra em sua atuação como adjetivo.
Substantivo Adj [Qualificador de nome não animado]
1- que tem substância ou essência: destacava-se entre os homens hábeis daquele país o hábito de fazer uma conversa prosseguir horas a fio, sem que a proposta substantiva ganhasse clara configuração (REP); se olham as coisas não pelos resultadossubstantivos(VEJ);
2- essencial; profundo: eu te amo por você mesma, de um modo substantivo e positivo(LC)
3- fundamental; essencial: o submarino foi um elemento adjetivo na I Guerra Mundial e substantivo na II Guerra (VEJ)
4- que equivale a um substantivo, ou que o traz implícito: onde é que está a ideia substantiva no meio desses adjetivos?(CNT) . Nm
5- palavra que por si só designa a substância, ouseja, um ser real ou metafísico; palavra com que se nomeiam os seres, atos ou conceitos; nome: Há-kodesh é na origem um substantivo feminino (VEJ); Planctus era um particípio passado e não um substantivo (ACM)
Classificação dos Substantivos
1-  Substantivos Comuns e Próprios
Observe a definição:
   s.f. 1: Povoação maior que vila, com muitas casas e edifícios, dispostos em ruas e avenidas (noBrasil, toda a sede de município é cidade). 2. O centro de uma cidade (em oposição aos bairros). |
Qualquer "povoação maior que vila, com muitas casas e edifícios, dispostos em ruas e avenidas" será chamada cidade. Isso significa que a palavra cidade é um substantivo comum.
Substantivo Comum: é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma genérica.
Por exemplo: 
cidade, menino,homem, mulher, país, cachorro.
Estamos voando para Barcelona. |
O substantivo Barcelona designa apenas um ser da espécie cidade. Esse substantivo é próprio.
Substantivo Próprio: é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma particular.
Por exemplo:
Londres, Paulinho, Pedro, Tietê, Brasil.
 
2 - Substantivos Concretos e Abstratos
| | |
| | |
Ossubstantivos lâmpada e mala designam seres com existência própria, que são  independentes de outros seres. São assim, substantivos concretos.
Substantivo Concreto: é aquele que designa o ser que existe, independentemente de outros seres.
Obs.: os substantivos concretos designam seres do mundo real e do mundo imaginário. |
          Seres do mundo real: homem, mulher, cadeira, cobra, Brasília, etc.
          Seres...
tracking img