Apostila de microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 76 (18834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROBIOLOGIA
&
PARASITOLOGIA

Introdução
Para quem lida com a saúde das pessoas, a compreensão dos processos biológicos que envolvem microrganismos é um fator crucial. A contaminação de salas de cirurgia, a veiculação de moléstias e outras doenças presentes no ar, no sangue, na água e nos mais diversos meios naturais e a gravidade que certas doenças adquiriram — como a AIDS, ahepatite e outras — tornaram importante o conhecimento dos principais Patógenos causadores de tantos males à humanidade.
Como todo estudo científico, o estuda da microbiologia e parasitologia exige que conheçamos seu passado para que, a partir dele, entenda-se o que se faz no presente e o que se pode esperar para o porvir. O estudo das bases históricas nos fornece algumas coisas interessantes paraconhecermos a ciência atual. Vejamos algumas delas:
* O conhecimento dos métodos de pesquisa atual evoluíram, de alguma forma, de métodos antigos;
* As hipóteses que foram apenas cogitadas no passado e que, por alguma razão, não puderam ser comprovadas, servem de material para pesquisas atuais;
* O contexto histórico-cultural das civilizações serve como pano-de-fundo para o pesquisador dopresente avaliar o desenvolvimento da ciência e dos métodos científicos;
* Doenças e outras moléstias de outrora podem ou não estar Erradicadas e prestam-se como escopo de pesquisa com objetivos médicos e de saúde pública;
* Previsões e suposições do passado sobre o futuro podem servir como rico material de consulta de dados e comparação de resultados.
1.2. MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIAHistórico
Antigamente, acreditava-se que as doenças eram transmitidas ou por substâncias derivadas do corpo doente para o são, por contato direto, ou por substâncias geradas fora do corpo e espalhadas pelo ar.
Também havia a crença de que a vida surgiria espontaneamente a partir de detritos, resíduos ou impurezas, chamada de geração espontânea ou abiogênese.
A partir de 1675, surge amicrobiologia com a descoberta do microscópio que evolui com o aperfeiçoamento dos sistemas de lentes, permitindo a visualização de organismos não visíveis a olho nu.
Graças à microbiologia, em bases cientificas, foi possível contestar a teoria da geração espontânea e avançar no conhecimento dos microorganismos.
Em 1860, Louis Pasteur, biólogo, demonstrou com a experiência dos balões de pescoço de cisneque a vida nos meios de cultura dependia da contaminação das soluções por seres vivos ou esporos circunvizinhos.
Em frascos de gargalos curvos, Pasteur colocou suco de vegetais e de animais, aqueceu-os até que os vapores saíssem pela abertura do frasco. Por vários dias apareceu vida nos tubos de Pasteur. As impurezas que penetravam eram retidas nas dobras úmidas do gargalo curvo e não alcançavam asolução.
Os adeptos da abiogênese argumentaram que o princípio formador de vida fora destruído pelo calor. Pasteur, então, quebrou o gargalo curvo e cerca de 48 horas depois, a solução apresentava formas vivas (bactérias e cogumelos). Estava, assim, derrubada a teoria da geração espontânea.
Com este experimento, Pasteur é fundamental, pois alerta para o fato de que estamos cercados de seresvivos invisíveis a olho nu e que alguns podem ser perigosos. Portanto, ao manipular um material esterilizado, ao preparar uma medicação, ao fazer um curativo ou qualquer outra técnica que exija assepsia, todo cuidado é pouco com estes microorganismos presentes nas mãos, nos cabelos, nas roupas, nas bancadas e no ar.

Microbiologia
É o estudo dos microorganismos e de suas atividades. Preocupa-secom a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação dos seres microscópicos. Inclui o estudo de sua distribuição natural, suas relações recíprocas e com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e alterações físicas e químicas que provocam em seu meio ambiente.

Microorganismo
É uma forma de vida microscópica, que vive em toda...
tracking img