APOSTILA DE MICROBIOLOGIA DA ESCOLA T CNICA S O MATHEUS

19021 palavras 77 páginas
Aula 01
MICROBIOLOGIA
A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que dedica­se ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio.
Assim, a microbiologia envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias, archaeas), eucarióticos (algas, protozoários, fungos) e também seres acelulares ( vírus )
.

CIÊNCIA BIOLÓGICA BÁSICA – oferece ferramentas de pesquisa mais acessíveis ao estudo dos processos biológicos na natureza. CIÊNCIA BIOLÓGICA APLICADA – lida com problemas práticos da medicina, agricultura e indústria.
PRÉ­HISTÓRIA DA MICROBIOLOGIA


India (1300 a.C.): proibição do casamento de pessoas com tuberculose;



BÍBLIA: descrição da lepra (Livro dos Números – 1000 aC) e proibição consumo de certas carnes (Deuteronômio – 600 aC);



China (50 aC): uso de sandálias mofadas para controle de infecções bacterianas nos pés.




Robert Hooke (1664) – descreveu estruturas de frutificação de bolores.
O desenvolvimento da microbiologia como ciência está diretamente correlacionado a dois aspectos fundamentais: o aperfeiçoamento dos microscópios o desenvolvimento de técnicas laboratoriais
Redi (1626­1697): moscas não se originam de carne e peixes.
A descoberta dos microrganismos reaqueceu os debates ­ mais um século de controvérsias. PASTEUR acumulou uma série de triunfos, como o desenvolvimento de vacinas contra o antraz (carbúnculo), cólera aviária e a raiva; 1880 a 1890 – período extremamente produtivo para a microbiologia; Auxiliaram a reforçar o conceito da teoria das doenças causadas por germes.
No sec. XVI acreditava­se que “algo” que induzisse doenças podia ser transmitido de um indivíduo doente para um indivíduo sadio; Após o descobrimento dos microrganismos, passou­se a acreditar que estes fossem os agentes responsáveis pelas doenças

Relacionados