Apostila de maquiagem profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. BREVE HISTÓRICO DA MAQUIAGEM



Como a maior parte dos habitos e costumes que temos no presente, o habito de maquiar-se nasceu muito antes do nosso tempo. Mesmo entre os povos primitivos, o habito de se pintar sempre foi praticado, com os mais diversos significados.

Foram descobertas na Zâmbia, África, evidências pré-históricas de que os primeiros seres humanos já usavam pintura para semaquiar com fins estéticos. Os arqueólogos acharam pigmentos e artefatos de pintura que datam de 350 à 400mil anos. A descoberta vem reforçar a tese de que o comportamento do humano moderno,do qual faria parte o ato de se maquiar,é mais antigo do que se imagina.

Historicamente,um dos simbolos mais representativos da beleza femininaé a imagem da rainha egípcia Cleópatra(nascida em 69 A.C.).Seus olhospuxados e fortemente delineados pelo pigmento preto Kohl(uma tinta negra descoberta no Egito)até hoje inspiram os maquiadores modernos. A beleza da legendária rainha foi representada no cinema por Elizabeth Taylor. No filme Cleópatra,de 1963, a atriz exibe uma boca marcada, uma franja bem curta, negra e lisa e o olhar arrebatador de rainha, realçado pela pintura inconfundível de seus olhos. Emvários registros históricos, o traçado característico dos olhos de Cleópatra aparece como o pontapé inicial para muitas técnicas de maquiagem desenvolvidas posteriormente.Acredita-se que ela tenha chegado a elaborar um guia de beleza, entretanto os originais sumiram.

Na história das civilizações, a pele clara parece ser uma obsessão universal. Há uma lenda que diz que a bela Popéia(imperatriz romanamorta em 65 D.C.) tinha a pele muito clara graças aos banhos de leite de jumenta que costumava tomar;e no Japão,do século IX ao XII, as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso à base de farinha de arroz(oshiroi). Na França, onde os homens da nobreza também se maquiavam,surgiu a primeira Enciclopédia da Beleza,no século XVI. Nesta época usava-se a maquiagem para unoformizar traçospessoais,encantar e seduzir.



1. A MAQUIAGEM NOS DIAS DE HOJE



A popularização dos cosméticos só aconteceu no século XX, com os avanços da indústria química fina. Em Paris, nos anos 20, o batom ganhou status. Pela primeira vez na história da Cosmética, um produto desse tipo é fabricado em tubo e distribuído em cartucho. O sucesso foi estrondoso e na década de 30 os estojos de batom despontaram no mercadonorte-americano.

Com a evolução da moda em geral, a maquiagem foi consagrada como parte fundamental desse universo, o que estimulou a pesquisa de novos produtos e o desenvolvimento da indústria de fabricação de cosméticos. A produção em massa acontece nos anos 60 e, com ela, o consumo deslancha. Daí em diante, a maquiagem passa a ser um item de consumo acessível ao grande publico feminino.

Hojeas marcas de cosméticos fazem parte do cotidiano das mulheres. Elas têm a sua disposição produtos de varias qualidades, cores e preços que atendem ao gosto e ao poder aquisitivo de cada uma.



2. MAQUIAGEM PARA QUÊ?



A maquiagem, além de embelezar, é também uma poderosa ferramenta que deve ser utilizada para consolidar o estilo pessoal de cada um, seja ela qual for. Através das técnicas decorreção e realce, é possível enfatizar o que a pessoa mais gosta em seu rosto e disfarçar o que a incomoda. Há infinitas possibilidades, de acordo com o desejo da cliente.

O importante é que a maquiagem esteja sintonizada com o comportamento do individuo, para reforçar a personalidade ou atitude que ele quer ter em determinada ocasião. O que está do lado de fora (cabelo, roupas, acessórios, maquiagem)deve revelar a personalidade da pessoa. É essa sintonia que vai gerar harmonia visual e, como consequência, autoestima.

Hoje, uma das maiores dificuldades que encontram os maquiadores é o medo das clientes em relação às maquiagens carregadas. Não deixe que isso iniba seu trabalho. Tente obter da cliente o máximo de informações sobre o evento para o qual ela está se produzindo, sua roupa e...
tracking img