Apostila de literatur

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a
Os Gêneros Literários

O texto literário pode ser divido, primeiramente, em dois grandes grupos. No que se refere à forma, pode ser escrito em verso ou prosa. Em relação ao conteúdo e à estrutura, pode ser dividido em gêneros distintos:


I. Gênero Lírico

Texto de caráter emocional no qual os sentimentos, ideias e visão de mundo de um eu-lírico. Normalmente em 1 ª pessoae com predomínio das funções emotivas e poéticas.

Soneto da Separação

De repente do riso fez-se o pranto 
Silencioso e branco como a bruma 
E das bocas unidas fez-se a espuma 
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. 

De repente da calma fez-se o vento 
Que dos olhos desfez a última chama 
E da paixão fez-se o pressentimento 
E do momento imóvel fez-se o drama. 

De repente, nãomais que de repente 
Fez-se de triste o que se fez amante 
E de sozinho o que se fez contente. 

Fez-se do amigo próximo o distante 
Fez-se da vida uma aventura errante 
De repente, não mais que de repente.

Vinicius de Moraes

II. Gênero Dramático

Do grego dráma = ação, trata-se do texto, escrito em prosa ou verso para ser encenado, em que a ação se desenrola a partir dediálogos. Compreende as seguintes modalidades:

A. Tragédia: Representação de um fato trágico, provocado pelo homem. Na tragédia clássica, o conflito é desencadeado por causa dos valores. Já a tragédia moderna tem como tema central a subjetividade. Ex: Clássicas: Medeia, Édipo Rei; Modernas: Hamlet, Macbeth, Otelo

B. Comédia: Representa um fato inspirado no cotidiano. Sua origemestá nas festas populares gregas. É uma sátira de comportamentos individuais e coletivos com o intuito moralizante. Ex: Lisístrata, de Aristófanes.

C. Tragicomédia: Mistura de elementos trágicos e cômicos. Na antiguidade, também significava a mistura do real e do imaginário. Ex: As Bacas – Eurípedes / Memórias Póstumas de Brás Cubas

III. Gênero Épico

É uma narrativa em forma deversos que conta os feitos (geralmente, fatos históricos) de um povo, ou de um cidadão; representado por um herói. Apresenta sempre um narrador falando do passado - Narrativa “in medias res”. É caracterizado pela presença de mitologia greco-latina – Plano real e mítico -, heróis mitológicos e heróis humanos.

Ex: “Ilíada” e “Odisséia” – Homero , “Eneida” - Vírgilio , “Os Lusíadas” – Camõese “A Divina Comédia” – Dante Alighieri

“ As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram; “
(Lusíadas, Canto I, 1)

IV. Gênero Narrativo:

“Anarrativa está presente em todos os tempos, em todos os... lugares, em todas as sociedades; a narrativa começa com a própria história da humanidade; não há, nunca houve em lugar nenhum povo algum sem narrativa; (...) a narrativa está sempre presente, como a vida. “ (BARTHES, Roland. A aventura semiológica)

É provenientedo gênero épico – narrativas em prosa, não foi previsto por Aristóteles na sua divisão dos gêneros. De acordo com a sua estrutura, pode ser classificado como: Romance, novela e conto:
a) O romance – Trata-se de uma narrativa longa, geralmente estruturada em capítulos, compondo-se por vários personagens, onde vários conflitos estão ligados a um conflito principal, formando desta forma o quechamamos de enredo. Suas origens remontam à Idade Média, mas a forma atual desenvolveu-se desde o século XVIII.
b) A novela – Os episódios são realizados de forma ininterrupta e dinâmica. Os espaços são bem delimitados e o enredo corrobora-se para o desfecho da narrativa e para a resolução de variados conflitos.
c) O conto – Caracteriza-se por uma narrativa curta, envolvendo poucos...
tracking img