Apostila de Grails DevMedia

5756 palavras 24 páginas
Grails: mais inspiração, menos transpiração
Programação web em Java nunca foi tão fácil
Convenção por configuração. Esse é um dos lemas que leva o Grails a ser um dos mais atraentes frameworks MVC De que se trata o artigo:
Criado em 2006, o Grails é um recurso de desenvolvimento ágil usado de maneira mais ampla na Inglaterra e na Alemanha e que hoje tem se tornado um dos temas que despertam curiosidade nas comunidades brasileiras de Java. Aos poucos este framework vai ganhando mais adeptos no país por ser uma ferramenta que oferece velocidade na programação de aplicações para Web. Para que serve:
Lidar com o Grails serve como diferencial para elaborar desde projetos complexos aos mais simples. E significa também estar integrado a uma tendência de mercado cuja exigência é de alta capacidade de dinamismo. O uso do Grails como solução faz com que o programador possa otimizar seu tempo e distribuí-lo melhor em tarefas qualitativas.

Em que situação o tema é útil: Por ser uma ferramenta de alta produtividade que prima por uma linguagem mais enxuta, aprender a trabalhar com o Grails representa uma vantagem competitiva no momento de oferecer ao cliente soluções e prazos. Sua grande utilidade é a de ditar ao trabalho um ritmo que supera os recursos tradicionais, justamente por ter códigos mais integrados e inteligíveis. Grails: mais inspiração, menos transpiração – Resumo DevMan:
O conjunto de facilitadores que compõe o Grails torna o cotidiano dos desenvolvedores menos sacrificado no que diz respeito ao desgaste com complexidade de detalhes e codificações. Para detalhar melhor seu uso, este artigo traz um demonstrativo prático com a criação de um blog construído com emprego da ferramenta. O Grails é uma ferramenta da era do desenvolvimento ágil e faz parte de uma nova geração de frameworks MVC para linguagens dinâmicas, como o Rails (do Ruby) ou o Django (do Python). Os “agilistas” trazem mandamentos curiosos de filosofia de programação, como KISS - Keep It

Relacionados

  • CT JAVA VI 2010 16
    14028 palavras | 57 páginas