Apostila de graficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estatística Descritiva Básica – prof. Ilydio Pereira de Sá

36

UNIDADE II: ESTATÍSTICA GRÁFICA E MEDIDAS DE POSIÇÃO OU TENDÊNCIA CENTRAL
Gráficos: barras, colunas, histogramas e polígonos de freqüências. Medidas de Posição. Média aritmética; Propriedades da média; Cálculo Simplificado da média; Mediana; Moda; Médias geométrica e harmônica

6) Estatística Gráfica:

A) Introdução: Sãorepresentações visuais dos dados estatísticos que devem corresponder, mas nunca substituir as tabelas estatísticas. Características: Uso de escalas, sistema de coordenadas, simplicidade, clareza e veracidade. Gráficos de informação: São gráficos destinados principalmente ao público em geral, objetivando proporcionar uma visualização rápida e clara. São gráficos tipicamente expositivos, dispensandocomentários explicativos adicionais. As legendas podem ser omitidas, desde que as informações desejadas estejam presentes. Gráficos de análise: São gráficos que se prestam melhor ao trabalho estatístico, fornecendo elementos úteis à fase de análise dos dados, sem deixar de ser também informativos. Os gráficos de análise freqüentemente vêm acompanhados de uma tabela estatística. Inclui-se, muitasvezes um texto explicativo, chamando a atenção do leitor para os pontos principais revelados pelo gráfico. Uso indevido de Gráficos: Podem trazer uma idéia falsa dos dados que estão sendo analisados, chegando mesmo a confundir o leitor. Trata-se, na realidade, de um problema de construção de escalas.

Estatística Descritiva Básica – prof. Ilydio Pereira de Sá

37

B) Os Principais Gráficos emEstatística: I) Gráfico em Linha ou Curva: Este tipo de gráfico se utiliza da linha poligonal para representar uma série estatística. O gráfico em linha constitui uma aplicação do processo de representação das funções no sistema de coordenadas cartesianas ortogonais. Normalmente é mais utilizado nas séries cronológicas, onde a variável tempo é representada no eixo horizontal e as quantidadesrespectivas, no eixo vertical. Exemplo: Produção de veículos de autopropulsão Brasil - 1984-89 Anos Quantidades (x 1000) 1984 865 1985 967 1986 1056 1987 920 1988 1069 1989 513 Fonte: ANFAVEA

Obs: Quando representamos em um mesmo sistema de eixos a variação de dois ou mais fenômenos, a título de comparação, teremos um gráfico em linhas comparativo ou poligonal comparativo.

Estatística DescritivaBásica – prof. Ilydio Pereira de Sá

38

Exemplo:

II) Gráficos em Colunas ou Barras: É a representação de uma série estatística por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras). Todos os retângulos devem apresentar a mesma largura, ficando os seus comprimentos proporcionais aos respectivos dados. Normalmente esses gráficos são mais empregados nasséries qualitativas ou cronológicas. Obs: A distância entre duas barras ou colunas deverá ser constante, e, por questões estéticas, não deverá ser menor que a metade e nem maior que dois terços da largura dos retângulos.

Exemplo: Vendas, em cruzeiros, do produto X, firma Y (1991 a 1995) Ano Vendas (R$) 1991 101 500 1992 103 300 1993 101 400 1994 102 000 1995 107 800 Vejamos como seriarepresentada a tabela anterior, através de gráficos de colunas e de gráficos de barras.

Estatística Descritiva Básica – prof. Ilydio Pereira de Sá

39

A) Gráfico em Colunas

B) Gráfico em Barras

IMPORTANTE:

Estatística Descritiva Básica – prof. Ilydio Pereira de Sá

40

Obs: Os gráficos em colunas ou em barras podem ainda apresentar as variações: a) Colunas ou Barras Múltiplas:Geralmente empregados quando queremos representar, simultaneamente, dois ou mais fenômenos, com o propósito de comparação. Exemplo: Em 1995, quase três quartos dos médicos brasileiros atuavam em consultório próprio (74%), mais de dois terços atuavam em instituições do setor público (70%), mais da metade atuavam no setor privado (59%) e quase a metade faziam plantão (49%).

É interessante acrescentar...
tracking img