Apostila de garçom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO PESSOAL DO GARÇOM

A apresentação pessoal do garçom é um item muito importante, pois reflete na imagem do restaurante ou de qualquer estabelecimento. Uma equipe bem apresentável já identifica um serviço de bom padrão.

É avaliado aqui três critérios básicos para apresentação pessoal do garçom:

1º. HIGIENE PESSOAL
2º. HIGIENE DE VESTUÁRIO
3º. POSTURA PESSOAL.

1º. HIGIENEPESSOAL:

1.1. BANHO DIÁRIO :

Deve-se tomar banho pela manhã, tarde e noite. Os banhos ajudam no bem estar e estimula fisicamente para as jornadas de trabalho.
Lembrando também que nossa saúde estará protegida de quaisquer epidemias ou doenças contagiosas.

1.2.CABELO:

O cabelo deve estar sempre limpo, curto e penteado, pois nele se acumulam as bactérias do ar com mais facilidade.1.3. DENTES:

Escovar os dentes após cada refeição para evitar mau hálito e precaver-se de futuros problemas de saúde. Não é recomendável trabalhar com dentes mau apresentados em qualquer estabelecimento.

1.4. MÃOS:

As mãos devem estar sempre limpas. Lavá-las todas as vezes que forem ao banheiro ou transportar objetos que não estão ligados diretamente com o atendimento ao cliente, ou seja,contato com materiais contaminados como: utensílios sujos, cestos de lixo, dinheiro, lenços, caixas de bebidas etc. Devem ser lavadas com sabão líquido ou solução sanitizantes e enxugá-las com toalha limpa ou toalha de papel.

1.5. UNHAS:

As unhas devem estar sempre curtas e limpas. Jamais leve os dedos à boca, usar sempre que possível escovinha própria para limpá-las adequadamente.

1.6.ROSTO:

Fazer a barba todos os dias, é antiético e anti-higiênico passar guardanapo de serviço no rosto, use lenço se transpirar.

1.7. PÉS:

Cuidados com os pés: lavar e enxugar corretamente e usar talco anti-séptico para evitar odores e frieiras.

2º.HIGIENE DO VESTUÁRIO:

2.1. UNIFORMES:

Devem estar limpos e bem passados, afinal é ele que demonstra com bastante clareza o nívelprofissional, é de suma importância que seu uso seja estritamente no local de trabalho.

2.2. GRAVATAS:

Asseada e bem apresentável.

2.3. CAMISA:

Bem passada, sem manchas ou vestígios de suor. A troca deve ser feita a cada refeição servida ou no máximo a cada duas refeições.

2.4.CALÇAS:

Limpas, bem passadas e com vincos definidos (se for social). Tomar cuidado com o modo de guardar acalça após o uso, se for usá-la no dia seguinte. É recomendável guardá-la em cabide para que sempre esteja bem alinhada. A cada dois dias , se não estiver em boas condições, deve-se trocá-la.

2.5. PALETÓ:

Muito limpo e bem passado. Se estiver em boas condições de uso pode ser usado no máximo duas vezes. Ter sempre um outro paletó como reserva para eventuais acidentes.

2.6. MEIAS:

Limpas ebem conservadas. Trocar a cada banho.

2.7. SAPATOS:
Confortáveis, com saltos de borracha, limpos e engraxados.

3º. POSTURA PESSOAL:

3.1. COMPORTAMENTO E ETIQUETA NO SERVIÇO

3.1.1. BEBER:

Consumir somente bebidas não alcoólicas, em local e horários permitidos.

3.1.2. COMER:

Enquanto trabalhar é antiético. Será desagradável conversar com clientes com cheiro de alimentos.3.1.3.FUMAR:

Além de ser anti-higiênico é uma forma de transferir bactérias da boca para as mãos. Torna-se anti-ético para o profissional e faz também com que o mesmo se disperse do serviço por momentos e se for notado pelo cliente, a imagem do profissional e do estabelecimento ficarão prejudicados.

3.1.4. JÓIAS:

Preferencialmente não usar no trabalho, porém quando usar deverá ser discreto.Obs: pulseiras não devem ser usadas.

3.1.5.CONVERSA NO SALÃO:

Conversa ou distribuição de serviços p/ os colegas deve ser feita em tom de voz baixa e discreta para não incomodar os clientes.
Não conversar se estiver servindo a comida p/ o cliente para que não caia saliva sobre o prato a ser servido. Se precisar conversar distanciar-se um pouco da travessa ou do prato (conversar com o...
tracking img