Apostila de futsal e futebol completa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DO FUTEBOL
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não era o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
Alguns dizem que ele derivade um jogo chamado Kemari, que foi criado no Japão por volta de 4500 a.C. onde os imperadores e nobres praticavam-no em volta das cerejeiras. A bola era feita com fibras de bambu.
Em 2500 a.C. os chineses praticavam um jogo muito parecido com o futebol, o tsu-chu (golpe na bola com o pé) e era jogado para treinar soldados. A bola era feita de capim e eles tinham que jogá-las por entreduas estacas cravadas no chão, com dez metros de distância uma da outra.
Em 1000 a.C. também na china existem registros que algumas tribos inimigas mantinham um ritual, no mínimo macabro. Após ganhar uma guerra decapitavam a cabeça de seus inimigos e começavam a chutar a cabeça de um lado para o outro, e em círculos. E isso essa sagrado para os chineses que tinham esse macabro jogo como umaforma de comemorar suas vitórias.
No século I a.C. surge em Esparta, na Grécia, o epyskiros: um jogo que consistia em chutar uma bexiga de boi cheia de areia por equipes de quinze atletas.
No início da era Cristã os romanos inventaram um jogo também para treinar e divertir seus soldados. O harpastum, mas era um jogo muito violento, em que alguns ficavam feridos ou até morriam.Era jogado em um campo retangular e tinham jogadores de ataque e defesa.
Os registros sobre o futebol na Europa datam de 1175, onde na Inglaterra durante uma festa os habitantes de várias cidades passavam a chutar uma bola de couro pelas ruas, que simbolizava a cabeça de um oficial do exercito dinamarquês, do período que este país dominava a Inglaterra. E foi exatamente com esta cabeça queo jogo teve sua origem na Inglaterra.
Apesar da popularidade desse jogo em 1314 o Rei Eduardo II, proibiu o jogo na cidade por ser um esporte muito violento e causar muita bagunça. O Rei também achava que o esporte desviava a atenção dos jovens e soldados, que deveriam praticar a esgrima e o arco e flecha, que eram considerados esporte que preparavam para as guerras.
Porém osingleses não conseguiram ficar muito tempo sem o futebol e, assim, o esporte foi sendo modificado para tornar-se menos agressivo e em 1660, o rei inglês Carlos II permitiu a volta do futebol, para a alegria de todos.
Mas os italianos reclamam para si a criação do futebol. Por volta do século 16 surgiu na Itália um jogo com o nome de giuoco di cálcio, que era jogado por 27 jogadores e apenasuma vez por ano entre os nobres e a partida era encerrada quando uma equipe fazia um ponto. Imagine isso era lá um pouco maluco, não acha?
Por mais incrível que possa parecer, essa foi a origem do futebol. Logicamente, houve severas mudanças, desde a troca da "bola humana" por outras pelotas mais civilizadas até a forma de organização do esporte, que nada tem a ver com a carnificinaoriental e com a violência do jogo na era Cristã, na Inglaterra e Itália.
Desde então muita coisa mudou, da bola às regras do futebol, e é por isso que a Itália reclama a criação do futebol, pois eles afirmam que o jogo giuoco di cálcio tinha regras definidas e que tornaram o jogo menos violento, mas os historiadores em sua maioria creditam a Inglaterra a organização e o desenvolvimento dofutebol moderno. O próprio nome deste esporte tem origem em duas palavras da língua inglesa: foot (pé) e ball (bola).
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no...
tracking img