Apostila de excel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL EXTRA DE EXCEL ASSUNTO: FÓRMULAS Autor: Neilon Márcio cmwn@bol.com.br Instrutor de Informática
1. SINAIS DE OPERAÇÕES SINAL FUNÇÃO SOMAR + SUBTRAÇÃO MULTIPLICAÇÃO * DIVISÃO / PORCENTAGEM % IGUALDADE = Lembrete: Toda fórmula que você for criar, ela deverá começar sempre com o sinal de igualdade, caso contrário a fórmula não funcionará. Ao final da fórmula você deve pressionar a teclaENTER. 2. FÓRMULA DA SOMA Ex: =SOMA(A1:A8) . 1A fórmula irá somar todos os valores que se encontram no endereço A1 até o endereço A8. Os dois pontos indicam até, ou seja, some de A1 até A8. A fórmula será sempre a mesma, só mudará os devidos endereços dos valores que você deseja somar. Veja o outro exemplo: A B C D E 1 10 25 15 10 =SOMA(A1:D1) 2 3 4 5 6 7 8 Neste exemplo estamos somando todos osvalores do endereço A1 até o endereço D1. A fórmula seria digitada como no exemplo, e ao teclar enter o valor apareceria. No caso a resposta seria 60. Outra maneira de você somar é utilizando o Botão da Autosoma. Veja o exemplo: Este é o botão da AutoSoma. Para trabalhar com o botão da Autosoma você deve fazer o seguinte: 1. Selecionar os valores que desejar somar. 2. Depois clique no Botão daAutosoma e ele mostrará o resultado. Veja mais um exemplo de Soma Agora você deseja somar todos os valores dispostos nesta planilha usando uma única fórmula, desta vez você terá que digitar a fórmula. 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO MAIOR QUE > MENOR QUE < DIFERENTE QUE MAIOR E IGUAL A >= MENOR E IGUAL A 1 2 3 A ALUNO Márcio B MÉDIA 7 C SITUAÇÃO =SE(B2>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)

4

MATERIALEXTRA DE EXCEL ASSUNTO: FÓRMULAS Autor: Neilon Márcio cmwn@bol.com.br Instrutor de Informática
Onde: B2 – refere-se ao endereço da média do aluno. Sendo ela que determinará se o aluno passará ou não. >=7 – refere-se a condição para o aluno passar, ou seja, para está Aprovado ele deve atingir uma média maior ou igual a 7. ; - quer dizer então faça “Aprovado”- refere-se a resposta verdadeiro, ouseja, se a condição for verdadeira(a nota for maior ou igual a7) então ele escreverá aprovado. Por isso você deve colocar entre aspas, já que se refere a Texto. ; este outro ponto e vírgula subentende-se senão faça, ou seja, caso contrário, fará outra coisa. Em outras quer dizer se não for verdadeiro então faça isso... “Reprovado” – refere-se a resposta falso, ou seja, caso ele não tenha média maiorou igual a 7, então escreva Reprovado. Siga esta sintaxe, substituindo somente, o endereço, a condição, as respostas para verdadeiro e para falso. Não esquecendo que deve iniciar a fórmula sempre com: =SE e escrever dentro dos parênteses. Veja agora mais um exemplo do SE com mais de uma condição. Agora, você deseja escrever o aproveitamento do aluno quanto a média, colocando Ötimo para uma médiamaior ou igual a 9, Bom para uma média maior ou igual a 8, Regular para uma média maior ou igual a 7 e Insuficiente para uma média menor que 7. Veja a fórmula: 1 2 3 A ALUNO Márcio B MÉDIA 7 C SITUAÇÃO =SE(B2>=9;”Otimo”;se(b2>=8;”Bom”;se(b2>=7;”Regular”;”Insuficiente)))

Onde: B2 – refere-se ao endereço da média >=9 – refere-se a condição para ötimo “Otimo” - refere-se a resposta se caso formaior ou igual a 9 As demais tem o mesmo sentindo só mudam as condições e as respostas. Você só precisar ir escrevendo um SE, dentro de outro Se após o ponto e vírgula. Você irá perceber que para parêntese que você abrir, será de uma cor diferente e ao final você deverá fechar todos eles.

Neste exemplo de agora, faremos um cálculo utilizando a condição SE, ou seja, em vez de escrevermos algo parauma resposta verdadeira ou falsa, faremos um cálculo. Veja o exemplo: Você tem um certa planilha de pagamento e agora você calcular o Imposto de Renda para os seus funcionários. Mas, o cálculo só será efetuado para aqueles funcionários que ganham mais de R$ 650,00, ou seja, se o salário do funcionário for maior que R$ 650,00, então deverá se multiplicado uma taxa de 5% em cima do Salário Bruto,...
tracking img