Apostila de estatistica para concurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila: Estatística p/Concursos
Autor Luciano
Apostila de Estatística
Introdução à Estatística
• Estatística
É uma coleção de métodos para PLANEJAR EXPERIMENTOS, OBTER DADOS, ORGANIZÁ-LOS, RESUMI-LOS, ANALISÁ-LOS, INTERPRETÁ-LOS e deles EXTREAIR CONCLUSÕES.
A estatística é uma ciência da INFORMAÇÃO.
• DEFINIÇÕES IMPORTANTES
1. INDIVÍDUOS – São os objetos descritos por um conjunto deDados. Os indivíduos podem ser: pessoas, coisas, animais etc.;
2. VARIÁVEL – É qualquer característica de um indivíduo;
3. POPULAÇÃO - É a coleção completa de todos os indivíduos a serem estudados;
4. CENSO – É uma coleção de dados relativos a todos os elementos de uma população;
5. AMOSTRA – É uma sub-coleção de elementos extraídos de uma população;
Exemplo – Nos EUA, uma pesquisa Nielsentípica da televisão utiliza uma amostra de 4000 lares e com base nos resultados formula conclusões acerca da população de todos os 97.855.392 lares americanos.
1. PARÂMETRO – É uma medida numérica que descreve uma característica de uma população;
2. ESTATÍSTICA – É uma medida numérica que descreve uma característica de uma amostra;
Exemplo – Pesquisa feita pela Bruskin-Goldring Research com 1015pessoas escolhidas aleatoriamente, 269 (26,5%) possuíam computador. Como a cifra de 26,5% se baseia em uma amostra, e não em toda a população trata-se de uma estatística (e não de um parâmetro). Por outro lado de uma pesquisa cuja população alvo são os alunos matriculados na disciplina de estatística, feita com cada um desses alunos revela que 26,5% não possuem computador em casa isto é um parâmetro.1. EXPERIMENTO - Conjunto de procedimentos reprodutíveis que visam a obtenção de informação sobre uma dada realidade.
1. EXPERIMENTO DETERMINÍSTICO - É aquele que garantidas as mesmas condições iniciais o resultado será o mesmo.
Exemplo - Observar a temperatura de ebulição da água em condições normais de temperatura e pressão.
Exemplo - Soltar um objeto a certa altura e calcular a velocidadecom que chega ao solo.
1. EXPERIMENTO ALEATÓRIO - É aquele que mesmo garantindo as condições iniciais é impossível prever com certeza o resultado do mesmo.
Exemplo - O lançamento de uma moeda;
Exemplo - O comportamento de um índice financeiro como o Ibovespa (Bolsa de Valores de São Paulo);
1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS (VA) - São funções que associam valores numéricos a resultado de experimentosaleatórios;
1. VA's DISCRETAS - São aquelas que assumem um numero finito ou infinito e enumerável de valores;
Praticamente podemos pensar na variáveis aleatórias discretas como funções que associam resultado de experimentos aleatórios a números inteiros.
• Dica - Todas as variáveis aleatórias associadas a contagem são discretas.
Exemplo: Suponha que lancemos um dado e chamemos X uma VA queassume o valor da face do dado que estiver para cima. X só pode assumir 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. X, portanto, é discreta.
Exemplo - Suponhamos agora que um estudo sobre uma população em que estivessemos interessados em entender o perfil educacional. Suponha que num questionário constasse o seguinte item: Escolaridade, e que as respostas possíveis a esse item fossem: 0 - Analfabeto; 1 - 1° Grau Incompleto;2 - 2° Grau incompleto; 3 - 3° Grau Incompleto; 4 - 3° Grau Completo; 5 - Pós-graduação em andamento; 6 - Pós-graduação completa.
Se associarmos uma VA X a esses valore, de modo que X sóp possa assumir 0, 1, 2, 3, 4, 5, ou 6 temo X como uma VA discreta.
Se num outro item do questionário tivessemos Sexo: 0 - Masculino ou 1 - Feminino, e associamos uma VAY, de modo que Y só pode assumir 0 ou 1,temos que Y é uma VA discreta;
Exemplo: Suponha que você é um dono de restaurante. Defina X como o número de clientes que almoçam no seu restaurante a cada dia. X pode assumir 0, 1, 2, 3, 4.... X é uma VA discreta.
1. VA's CONTÍNUAS - São aquelas que assumem uma quantidade não-enumerável de valores. Para efeitos práticos aquelas que podem assumir valores num sub-conjunto dos reais.
• Dica -...
tracking img