Apostila de engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 03 - Atividades Guarda-Chuva

Na aula anterior você estudou as atividades de arcabouço de processo da Engenharia de Software. Agora vamos ler um pouco mais sobre as atividades guarda-chuva, que são aquelas que complementam as atividades de arcabouço de processo e são aplicadas ao longo de todo processo de desenvolvimento. Nesta aula, serão estudadas as características de algumas atividadestípicas dessa categoria.

3.1 Acompanhamento e Controle de Projeto de Software
O acompanhamento e controle de projeto permitem à equipe de software avaliar o processo com base no plano de projeto e tomar a ação necessária para manter o cronograma (PRESSMAN, 2006). No PMBOK (2004): O grupo de processo de monitoramento e controle mede e monitora regularmente o progresso para identificarvariações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas, quando necessário, para atender aos objetivos do projeto. Algumas formas de realizar o acompanhamento do projeto são (PRESSMAN, 2006):      Conduzir reuniões periódicas sobre o estado do projeto em que cada membro da equipe relate o progresso e os problemas. Avaliar os resultados de todas asrevisões conduzidas ao longo do processo de engenharia de software. Determinar se os marcos de referência formais do projeto foram atingidos na data prevista. Comparar a data de início real com a data de início planejada para cada tarefa do projeto (cronograma). Reunir informalmente os profissionais para obter sua avaliação subjetiva do progresso alcançado e dos problemas que estão aparecendo.  Usara análise de valor agregado para avaliar quantitativamente o progresso. Todos os itens que compõem o plano de projeto devem ser monitorados durante o andamento do projeto. As ações corretivas provenientes de monitoração devem ser

gerenciadas até a sua conclusão. John Reel (apud PRESSMAN, 2006) define dez sinais que indicam quando um projeto está comprometido:           O pessoal desoftware não entende as necessidades de seus clientes. O escopo do produto está mal definido. As modificações são mal gerenciadas. A tecnologia escolhida sofre modificações. As necessidades do negócio modificam-se (ou estão mal definidas). Os prazos são irreais. Os usuários são resistentes. O patrocínio é perdido (ou nunca foi obtido adequadamente). A equipe do projeto não tem pessoal com asaptidões adequadas. Gerentes (e profissionais) evitam as melhores práticas e as lições adquiridas.

3.1.1 Ferramentas de Apoio para Acompanhamento e Controle do Projeto
Exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para apoiar as atividades de planejamento e acompanhamento de projeto foram discutidas na aula 2, no item 2.2.2 referente a Planejamento de Projeto.

3.2 Gestão de Risco
Segundo KimHeldman (2006), os riscos associados a um projeto, normalmente, dizem respeito aos objetivos do projeto e podem interferir em tempo, custo, escopo, qualidade (ou qualquer combinação desses quatro itens). Para Pressman (2006), a gestão de risco avalia os riscos que podem afetar o resultado do projeto ou a qualidade do produto. Os riscos devem ser monitorados ao longo do projeto e podem ou nãoimpactar o projeto negativamente. A estimativa dos riscos compreende as seguintes atividades (PÁDUA, 2001):    Identificação dos riscos possíveis em relação ao projeto. Análise desses riscos, avaliando a probabilidade e o impacto de riscos. Priorização dos riscos, organizando-os de acordo com a probabilidade e o impacto. Segue abaixo uma lista parcial que aborda possibilidades de riscos em umprojeto (PRESSMAN, 2006):         Orçamento/fundos de reserva Cronogramas Mudanças no escopo ou nos requisitos Plano do projeto Processo de gerenciamento do projeto Problemas técnicos Problemas com pessoal Hardware

    

Contratos Problemas políticos Riscos empresariais Risco legal Risco ambiental

Essa lista não é exaustiva, portanto cabe ao gerente de projeto identificar e...
tracking img