Apostila de educação especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 65 (16098 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IESES – INSTITUTO DE EDUCAÇÂO SUPERIOR DO ESPÌRITO SANTO

Apostila
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

2012

2

SUMÁRIO A CAMINHO DA ESCOLA INCLUSIVA INCLUSÃO, DIFERENCIAÇÃO E INDIVIDUALIZAÇÃO PARCERIAS: FAMÍLIA E RECURSOS DA COMUNIDADE A FAMÍLIA E O PROFESSOR UMA ESCOLA COM QUALIDADE FORMA PESSOAS FELIZES E CIDADÃOS CONSCIENTES DÚVIDAS FREQÜENTESSUGESTÕES PARA A CONVIVÊNCIA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DEFICIÊNCIA VISUAL DEFICIÊNCIA AUDITIVA DEFICIÊNCIA FÍSICA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA MENTAL TECNOLOGIAS E RECURSOS MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS FORMAS DE APRENDER E DE AVALIAR O APRENDIZADO COMO SABER QUAL É O RECURSO QUE SEU ALUNO PRECISA? SOFTWARES QUE AUXILIAM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA A UTILIZAR O COMPUTADOR BIBLIOTECA NACIONAL3

21 22 31

36 41 43 48 53 57 58 62 65 66 75

83

3

A CAMINHO DA ESCOLA INCLUSIVA INCLUSÃO, DIFERENCIAÇÃO E INDIVIDUALIZAÇÃO

Disponível em: www.malhatlantica.pt/ecae-cm/CAMINHO.HTM

O movimento de Integração é anterior ao conceito de Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.), mas este conceito vem reforçar a perspectiva integracionista. A integração do aluno na sala de aula do ensino regularé uma concretização da necessidade de mudança de atitude face ao ensino tradicional.

É nos anos setenta que mais se tenta modificar a estrutura tradicional do sistema. Quando nos finais dos anos setenta se consegue reduzir o número de alunos por turma (20 alunos), nos casos de integração de uma ou duas crianças com problemas, espera-se

4

que os professores, com a turma reduzida, criem umadinâmica de aula diferente e não uma superprotecção do aluno integrado. A dinâmica da aula (escolha de conteúdos, estratégias e recursos) teria de ser desenvolvida no sentido de fazer funcionar aquele grupo de alunos - com aquele aluno - perante o trabalho a realizar.

A dinâmica que a reforma tenta introduzir irá mexer com toda a Escola: espaços, turmas, professores, gestão e enfoques deaprendizagem.

Para uma criança ou jovem estar integrado numa escola é necessário ter uma resposta organizada para as suas necessidades educativas e essa resposta educativa é da

competência da escola da sua área de residência.

Hoje, exige-se à escola regular não só uma integração, mas também a responsabilidade pela adequação da resposta a dar a cada criança ou jovem que faça parte da sua comunidadeeducativa.

Esta Escola Inclusiva, onde deverá processar-se uma educação para todos, implica uma responsabilização do meio envolvente e vai envolver um maior número de intervenientes no processo educativo.

O conceito abrangente de Escola Para Todos faz desviar a atenção da problemática individual para o conjunto de recursos que poderão (ou deverão) estar à disposição de qualquer criança ou jovem que emqualquer altura do seu percurso escolar tenha necessidades educativas. Assim, a qualidade do ensino e da aprendizagem tem a ver com a individualização das respostas que são criadas e não exclusivamente com a criação de respostas para determinado grupo de indivíduos.

5

O conceito de Escola Para Todos vem alargar o âmbito da acção da escola, mobilizando e interagindo com os recursos disponíveis ea disponibilizar, exigindo uma dinâmica em que todos os professores, técnicos da comunidade escolar local e pais se envolvam, mobilizados e responsabilizados.

Podemo s então deixar destaca do que: O conceito de educação para todos vai alargar o âmbito de intervenção dos professores do ensino regular. A escola regular terá de ser uma escola inclusiva e um pólo dinamizador da resposta para cadacriança ou jovem. A perspectiva ecológica na atuação educacional vai exigir uma escola aberta, em interação com o contexto em que está inserida e a redefinição de papéis e funções do professor do ensino regular, numa dinamização ativa de todos os intervenientes no processo educativo A atuação do professor , na sala de aula, tem de ser reestruturada em função da heterogeneidade do seu grupo/classe,...
tracking img