Apostila de Desenho Técnico Arquitetôico -

3468 palavras 14 páginas
CURSO DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Desenho Arquitetônico
Prof. Esp. Andreia França

.

UNIDADE I: DESENHO TÉCNICO.

1.1 – EVOLUÇÃO DE PROJETOS EM EDIFICAÇÕES.
A necessidade primitiva e inata de todos os animais de buscarem um abrigo não foi diferente no homem. A chuva, o vento, o frio, os predadores fizeram com que os primeiros homens buscassem abrigos seguros. Era o instinto de conservação que os compelia a essa busca. Nos primórdios da formação das civilizações humanas, a noção de habitação não tinha o sentido de permanência e as moradias eram transitórias. Esse conceito foi aos poucos se desenvolvendo e paulatinamente o homem passou a cuidar com mais desvelo dos seus abrigos: desenhava nas paredes das cavernas, usava materiais mais duradouros nas construções e, para se proteger.
À medida que o homem evoluiu, suas construções, além de serem locais de refúgio, passaram a ser também lugares onde ele tem prazer em estar. A sua preocupação não se restringia apenas a se proteger, ele queria estar em local ao mesmo tempo seguro, agradável e belo. Suas construções eram mais sólidas e duradouras, mais limpas e arejadas e, sobretudo, o homem passava a ocupar-se com o estético, isto é, procurava construir com a preocupação voltada para o belo.
Hoje o homem volta a si e consubstancia suas edificações contemporâneas ao seu conforto e bem-estar, enfim ao seu prazer. Nesta busca incessante, nesta inquietude humana, concluímos edificar, é, ao mesmo tempo, uma ciência dinâmica e ilimitada em sua capacidade criadora, que aliou as necessidades fundamentais do homem, como: a) físicas: de abrigo; b) emocionais: de segurança e proteção; c) estéticas: de beleza e funcionalidade. Assim, compreendemos então que:
• O instinto de conservação levou o homem a buscar abrigos seguros que se foram modificando com o passar dos tempos.
• Com a evolução do homem, as construções, além de locais de refúgio, passaram a ser, também, locais

Relacionados

  • Merda
    78748 palavras | 315 páginas
  • Concurso
    71525 palavras | 287 páginas