Apostila de cortes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

DESENHO TÉCNICO:
Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD

Prof. VÍCTOR O. GAMARRA ROSADO

Março de 2005 Víctor OG Rosado

26

11. ESCALA
ESCALA é a relação entre as medidas da peça e do desenho. A ESCALA é necessária porque nem sempre os desenhos industriais são do mesmo tamanho das pecas a seremproduzidos. Assim, quando se trata de uma peça muito grande, o desenho é feito em tamanho menor com redução igual em todas as suas medidas. Quando se trata de uma peça muito pequena, o desenho é feito emtamanho maior com ampliação igual em todas as suas medidas. Escalas usuais: Natural Redução Ampliação Exemplos: 1. Desenho de um PUNÇÃO DE BICO em tamanho natural: 1:1 (um por um) 1:2 , 1:5 , 1:10 ,1:20 , etc. 2:1 , 5:1 , 10:1 , 20:1 , etc.

2. Desenho de um RODEIRO DE VAGÃO, vinte vezes menor que o seu tamanho verdadeiro:

3. Desenho de uma AGULHA DE INJEÇÃO, duas vezes maior que o seutamanho verdadeiro:

OBSERVAÇÃO: A redução ou a ampliação só tem efeito para o traçado do desenho. As cotas não sofrem alteração. Escala em medidas angulares: Em medidas angulares não existe a redução ouampliação, seja qual for a escala utilizada.
Desenho Técnico

Víctor OG Rosado

27

13. PROJEÇÃO EM CORTE
CORTE significa divisão, separação. Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempreimaginário. Ele permite ver as partes internas da peca. Veja a figura a seguir:

HACHURA: Na projeção em corte, a superfície imaginada cortada é preenchida com hachuras, conforme a figura. Ohachurado é traçado com inclinação de 45o graus, conforme ilustração a seguir:

Para desenhar uma projeção em corte, é necessário indicar antes onde a peca será imaginada cortada. Essa indicação é feitapor meio de setas e letras que mostram a posição do observador:

Desenho Técnico

Víctor OG Rosado

28

Desenho Técnico

Víctor OG Rosado

29

OBSERVAÇÕES: • A expressão Corte AA é...
tracking img