Apostila de contabiidade ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE CONTABILIDADE II

Prof. Paulo Gimenez 2011

Apostila de Contabilidade II – Prof. Paulo Gimenez

2

I - CARACTERIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO A Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento,avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos. A Contabilidade Gerencial, como uma parte integral do processo de gestão, adiciona valor distintivamente pela investigação contínua sobre a efetividade da utilização dos recursos pelas organizações, seja na criação de valor para os acionistas, seja para os clientes e outros credores.Resumindo, a Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração, a qual orienta as decisões operacionais e de investimento. Observa-se com certa freqüência que várias empresas, principalmente as pequenas, tem falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Os empresários criticam a carga tributária, os encargos sociais, a falta de recursos, os juros altos etc.,fatores estes que, sem dúvida, contribuem para debilitar a empresa. Entretanto, constata-se, que, muitas vezes, o grande problema não está naquelas críticas, mas na má gerência, nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim, nesse casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em conseqüência de Ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais. 2.CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTO DE ADMINISTRAÇÃO A informação contábil deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo. Ela deve ser desejada, pra ser necessária. Para ser necessária deve ser útil. Então, a Contabilidade Gerencial existe ou existirá se houver uma ação que faça com que ela exista. Uma entidade tem Contabilidade Gerencial se houver dentro delapessoas que consigam traduzir os conceitos contábeis em atuação prática. 3. CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTABILIDADE FINANCEIRA Os métodos da Contabilidade Financeira e da Contabilidade Gerencial foram desenvolvidos para diferentes propósitos e para diferentes usuários das informações financeiras. Há contudo, numerosas similaridades e áreas de sobreposição entre os métodos da contabilidade financeirae a gerencial. “A Contabilidade Gerencial está relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações”. “A Contabilidade Financeira está relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização”. 4. A INFORMAÇÃOGERENCIAL CONTÁBIL A Informação Gerencial Contábil é uma das fontes informacionais primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas Gerenciais Contábeis produzem informações que possibilitam aos Executivos, Administradores, Gerentes e funcionários em geral a tomarem melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

Apostila de Contabilidade II– Prof. Paulo Gimenez

3

5. CONTABILIDADE GERENCIAL X CONTABILIDADE FINANCEIRA Fator Usuários dos relatórios Objetivos dos relatórios Contabilidade Financeira Externos e internos Contabilidade Gerencial Internos

Facilitar a análise financeira para as Objetivo especial de facilitar o necessidades dos usuários externos planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisãointernamente. Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados, Demonstração das Origens e aplicações de Recursos, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, relatórios de custo, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

Forma dos relatórios

Freqüência dos relatórios

Anual, trimestral...
tracking img