Apostila de calculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CÁLCULOS EM FARMÁCIA
Luiz Carlos d Silva, MSc – Prof. da Disciplina de Farmacotécnica 1) SOLUBILIDADE A literatura relata solubilidade de uma substância como sendo o volume de solvente que forma uma 0 solução saturada com 1 grama da substância a temperatura de 25 C (Exemplo:1 grama de ácido salicílico é solúvel em 460 mL de água a temp. ambiente1 15 mL de água fervente, 3 mL de álcool e 45 mL declorofórmio - FB III). Ela pode ser expressa como "a:b" ou "a em b" como "1:5" ou "1 em 5". Isto significa que temos 1 parte de SOLUTO mais 5 portes do SOLVENTE, resultando numa solução 1:6 ou seja 1 porte do soluto em 6 partes da solução. Exemplificando melhor : Uma solubilidade 1:3 representa que 1 grama do soluto é solúvel em 3 mL do solvente. Isto resulta numa solução 1:4 (1 parte do solutoem 4 partes da solução). CONCENTRAÇÃO é a quantidade de soluto contida numa dada quantidade de solução (se for um líquido). Ela pode ser expressa pelo seu peso (p) ou volume (v). Exemplos: A) p/v (g/mL) muito utilizada na dissolução de um soluto num solvente para a obtenção de soluções; B) p/p (g/g) muito utilizada em misturas de pós; C) v/v (mL/mL) usada na obtenção de uma solução a partir de 2líquidos miscíveis entre si; D) Porcentagem "%" (g/100 mL); E) Molaridade "M" (n de moles par Litro de solução); F) Normalidade "N" (n de equivalentes-grama por Litro de solução); G) Título (1:1.000 ou 1 ppm = uma parte por milhão ou mcg/mL).
0 0

De uma forma geral1 os exercícios de cálculo em farmácia resultam numa proporção1 ou sela uma equação que relaciona duas razões. Exemplo: a/b = c/d Comoos produtos das extremidades são sempre iguais temos que: a.d = b.c ou a = b.c/d O primeiro passo para a resolução de problemas é entendê-lo completamente. Leia o problema de ponto a ponta, cuidadosamente. Destaque as palavras chaves do mesmo. Identifique primeiro a INCÓGNITA, ou sela o que o exercício está pedindo. Em seguida identifique a informação conhecida, ou seja, os DADOS que você usarápara desvendar a incógnita. Uma vez identificada a incógnita e a informação dada, você deve achar uma conexão entre elas. A conexão é normalmente um FATOR DE CONVERSÃO. Utilize este fator para desvendar a incógnita. Esta relação nem sempre é direta. As vezes é necessário iniciar o exercício a partir do final do enunciado. Mas não se estresse, com um pouco de esforço e uma boa dose de bom senso vocêresolverá os exercícios com facilidade. 1) Um grama de ácido bórico forma uma solução saturada com 18 mL de água. Qual a % (p/p) e (p/v) da solução, sabendo que o peso total da solução é de 19g ? 2) Como preparar 1 litro de uma solução de gluconato de cálcio a 50% (p/v)? 3) Qual a quantidade de gluconato de cálcio necessária para preparar 500 mL de uma solução a 20%? 4) Como proceder para obter50 mL de uma solução de gluconato de cálcio a 10% partindo-se da 0 solução obtida na questão n 3?

5) Deseja-se preparar 1 L de uma solução de hidróxido de sódio 1 N. Como Proceder? 6) Partindo-se da solução anterior como preparar 500 mL de uma solução de NaOH 0,3 N? 7) Desejo preparar 120 mL de uma solução de manitol 1:10. Quanto devo tomar de manitol sabendo-se que ele encontra-se no estadosólido? 8) Hormônios tiroideanos (T3 e T4) são substâncias utilizadas em quantidades tão reduzidas que é comum estocá-las com um título de 1:1.000. Responda: A) Como preparar 50 g de uma mistura de T3 e lactose 1:1000? B) Que quantidade de mistura será necessária para preparar uma capsula contendo 500 mcg de T3? 9) Uma prescrição magistral solicita o preparo de 500 mL de um enxaguatório bucalcontendo 10 ppm de ÍON FLÚOR. Quanto de FLUORETO DE SÓDIO terei de tomar para preparar a formulação sabendo que o NaF encontra-se no estado sólido? PESOS ATÔMICOS: Na = 23 F = 19

10) Preciso preparar uma solução contendo 25 mEq de NaCI. Quanto devo tomar de NaCI? PESOS ATÔMICOS Cl = 35,5 Na = 23

II) PREPARANDO FORMULAÇÕES No preparo de formulações é importante definir a forma farmacêutica que...
tracking img