Apostila de cabelos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se apresentar profissionalmente ao trabalho:

1° Seu próprio cabelo deve estar bem penteado;
2° Uma maquiagem discreta, sempre bem retocada;
3° O sorriso é seu cartão de visita, por tanto esteja em dia com sua higiene bucal;
4° Evitar que se exale mau cheiro nas axilas;
5° Nunca usar decotes fundos, evitando constrangimento;
6° Não usar adornos, limitando-se ao relógio de pulso;
7º Omanicure deve estar em dia, não deixando as unhas cumpridas encardidas ou sujas;
8º Caso utilize uniforme, deve ser confortável, porém, elegante;
9º Os sapatos devem ser preferencialmente, sociais, e com salto baixo;
10º O ambiente de trabalho, assim como você deve estar limpo e organizado.


O cabelo:

O fio do cabelo é formado basicamente, por uma substância proteica, chamadaQUERATINA, e na parte mais extrema, encontra-se uma cutícula, que tem a função básica de proteger o fio.
Chamamos de CUTÍCULAS, as várias camadas sobreposta como escama de peixe, que são seladas por uma substância chamada CERATINA. A função principal delas são protegerem o fio das agressões do dia-a-dia, refletindo luz, ou seja, brilho. Porém, se elas estão desalinhadas, ou seja, abertas os fios setornam ásperos, sem balanço ou brilho.
Os fatores que podem danificar as cutículas, são: o vento, o sol, o cloro, a poluição, a água do mar, o uso frequente de escova e do secador, processos químicos feitos sem cuidado, água quente, prendedores de cabelo apertados, excesso de oleosidade, má alimentação, falta de vitaminas e disfunção hormonal.

Shampoo e Condicionador:

Ambos possuem moléculas desurfactantes, diferindo apenas a sua carga. O surfactante ajuda solubilizar (tirar) as sujeiras, portanto, limpa. Geralmente, os cabelos ficam com um efeito estático (duros), por isso, usamos o quaternário para emulsionar (tirar o efeito de duro).
O condicionador e o leave-in, servem parem diminuir este efeito e repõe a oleosidade do cabelo dando um aspecto macio.


PH
PH (PotencialHidriônico) é o símbolo usado para indicar a acidez ou a alcalinidade de uma substância determinada pela variação de iôns de hidrogênio (H+). O PH normal do cabelo é variável entre 4,5 e 5,5. A manutenção destes valores inibe a proliferação de fungos e bactérias.
Se tratando de cosméticos, devemos usar PH ácido, mantendo assim as cutículas fechadas e os cabelos tratados. Um Shampoo cujo o PH é neutro nãoacrescenta nada ao cabelo, pois a sua ação será somente de limpeza, assim como o condicionador de PH neutro que só amolece os cabelos. As colorações permanentes tem um PH alcalino, pois sua ação acontece no córtex, local que ocorre os processos químicos.

Escala de PH


Definição – Características – Divisão – Estruturas

Antes de falarmos nas divisões do cabelo, convém, que saibamosalgumas maneiras de conceituar o cabelo, para que o aluno não estranhe certos termos empregados para o mesmo.

O que é o cabelo?

O doutor Raimundo Jacques Adrien Sebourrand, chefe do Hospital São Luiz, na França, define que o cabelo é um elemento anexo da pele, e sua haste é formada de três camadas queratinizadas.
Outros definem de outras maneiras, como por exemplo, que o cabelo é uma apêndicetegumentário formado de células epiteliais, que é a cornificação das células epiteliais, e que o cabelo e a modificação cornica nas células epidérmicas.
Assim, levando em conta as diversas formas de definição, escolheremos a mais simples, ou seja, a primeira: “cabelo é um elemento anexo a pele e sua haste é formado de três camadas queratinizadas”


Cutícula: é a primeira camada do cabelo (aparte externa), que tocamos diariamente. Ela é formada de centenas de milhares de escamas, superpostas umas sobre as outras (como um telhado) e, é transparente. A cor que vemos nos cabelos, está na camada interna que se chama cortiça.




Cortiça: é a interna do cabelo, e é composta de célula alongada. Nela encontra-se , os (pigmentos), que dão cor aos cabelos.
Esses pigmentos podem ser:...
tracking img