Apostila de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto-retrato
Dá-se o nome de auto-retrato, quando o retratista procura descrever o seu aspecto e o seu caráter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. O auto-retrato constitui um exercício que permite revelar traços do criador artista. No auto-retrato, o artista procura mostrar-se (ou descobrir-se) de uma forma mais nítida, mais verdadeira e intima e pode mesmo não gostardaquilo que vê, pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem que encontrou de si.
Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o auto-retrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê: aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento.
Alguns artistas afirmam que existe sempre algum temor em cadaauto-retrato, pintura, fotografia ou escultura. Teme-se a análise introspectiva, teme-se o conhecimento que ultrapasse a barreira da fantasia, que faça desmoronar um ideal.
Descrição objetiva  – a reprodução da personagem em causa é fiel, isto é, os aspectos caracterizados são descritos de acordo com a realidade. Pelo contrário, numa descrição mais subjetiva, a personagem é descrita de acordo com asensibilidade do observador, isto é, da maneira como este a vê e sente.
Perspectiva geral – a personagem é apresentada, globalmente, através dos seus traços dominantes. Em contrapartida, a personagem descrita numa perspectiva mais pormenorizada é apresentada a partir dos seus traços particulares distintivos, relativos ao aspecto físico, aos sentimentos e ao comportamento desta.
A caracterização de umapersonagem pode ser feita numa perspectiva fixa e estática como se estivéssemos a ver uma fotografia ou, pelo contrário, numa perspectiva mais dinâmica como se estivéssemos a assistir a um filme. Estas duas perspectivas dependem da presença/ ausência de movimento. No caso do auto-retrato recriado através de uma imagem, o movimento é reconhecível, por exemplo, a partir dos gestos da personagem e,no caso da descrição verbal do auto-retrato, este é conseguido, por exemplo, a partir dos verbos de ação (movimento).
Assim, um auto-retrato é um retrato, uma imagem, que o artista faz de si mesmo.

HISTÓRIA
O auto-retrato é um estilo de arte que é muito utilizado por artistas de todos os meios desde a Antiguidade. Há relatos de um escultor no Período Amarna (1365 a.C) do Egito Antigo queesculpiu seu rosto e o de sua esposa na rocha. Isso é relevante, pois naquela época apenas pessoas poderosas tinham o direito de possuir retratos. Outro escultor constantemente citado é o grego Fídias, que criou esculturas para o Parthenon, templo dedicado à Athena, e foi preso em 493 a.C por ter entalhado seu rosto no escudo da mesma.
Mas mesmo que os auto-retratos tenham sido feitos desde aAntiguidade, foi apenas em 1400 d.c que foram identificados trabalhos em que os artistas estão retratando a si mesmos isoladamente ou em parte de alguma obra maior, ou seja, só a partir do início do Renascimento, em meados do século XV, é que os artistas começaram a descrever-se a eles próprios mais frequentemente, como tema principal ou também como personagens importantes nos seus trabalhos.
Em 1450,Jean Fouquet criou uma pequena gravura em ouro de si mesmo. Segundo Ivy (2008 apud JANSON, 1986, p. 386) esta gravura é “a imagem mais antiga claramente definida como auto-retrato, sendo uma pintura separada e não só uma parte incidental num trabalho maior”.
Devido ao aumento da riqueza e do interesse no “eu”, durante a época da Renascença Italiana, o auto-retrato fica realmente popular, suaprodução começa a ser cada vez mais freqüente e ele começa a ser criado em diferentes estilos artísticos.
A partir do século XVII, as pinturas em contexto familiar e pinturas de grupos profissionais, incluindo a descrição do artista, tornou-se cada vez mais comum.
Com Rembrandt e Van Gogh o auto-retrato passou a ocupar um nível mais profundo, mostrando uma personalidade complexa e emoções fortes....
tracking img