Apostila De AIA Bruno Leandro

1956 palavras 8 páginas
Apostila de AIA
Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente (CONAMA).
Portanto, a definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo (Bitar & Ortega, 1998).
A saúde, a segurança, e o bem estar da população;
As atividades sociais e econômicas;
A biota;
As condições estéticas e sanitárias ambientais;
A qualidade dos recursos ambientais"

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.
Um impacto ambiental positivo consiste no resultado de uma norma ou medida que seja benéfica para o meio ambiente. A recuperação de rios e matas têm um impacto ambiental positivo. A construção de uma barragem pode também ter um impacto positivo na fauna e flora de uma determinada região.
Diagnóstico Ambiental da Área de Influência
Deverão ser apresentadas a descrição e análise dos fatores ambientais e suas interações, caracterizando a situação ambiental da área de influência antes da implantação do empreendimento. Esses fatores englobam: as variáveis susceptíveis de sofre, direta ou indiretamente, efeitos significativos das ações das fases de planejamento, de implantação, de operação e, quando for o caso, de desativação de empreendimento, bem como as informações cartográficas atualizadas, com a área de influência devidamente caracterizada, em escalas compatíveis com o nível de detalhamento dos fatores ambientais estudados.
Fatores Ambientais
Meio Físico
Entre os aspectos cuja caracterização ou detalhamento podem ser necessários, incluem-se a

Relacionados

  • Letras de Musica MPB
    217309 palavras | 870 páginas
  • Tmp 2882 PPP2010 1869963129
    63954 palavras | 256 páginas