Apostila de administração de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 88 (21859 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE FRANCISCO CARNEIRO MARTINS

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

UMA VISÃO SISTÊMICA

Professor JOSÉ DE ALENCAR ROCHA LOURES JÚNIOR

3ª Edição 2010

CEEP – FCM

Administração de Materiais e Logística

A. 1. 2. 3. 4. B. 1. 2. 3. 4. 5. C. 1. 2. 3. D. 1. 2. 3. E. 1. 2. 3. 4. 5. 6. F. 1. 2. 3. 4. 5. 6. G. 1. 2. 3. 4. H. 1. 2. 3. 4. I.1. 2. J. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Conceito; Importância da área de materiais; Sistema de gestão de materiais; O ciclo de materiais na empresa. CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS Conceito; Identificação de materiais; Codificação de Materiais; Código de Barras; Exercícios. ANALISE E GESTÃO DOS ESTOQUES Tipologia dos estoques; Gestão econômica dos estoques; Exercícios; MÉTODOS DERESSUPRIMENTO E DESEMPENHO DOS ESTOQUES Parâmetros de Ressuprimento; Métodos de Desempenho; Exercícios. AQUISIÇÃO DE MATERIAIS A Função Compras (PPQQ); Fornecedores; Processo de Compras; Compra na Qualidade Certa; Diligenciamento de Compras: Exercícios RECEBIMENTO DE MATERIAIS Conceito; Nota Fiscal; Entrada de Materiais; Conferência Quantitativa; Conferência Qualitativa; Regularização. ARMAZENAGEMIntrodução; Leiaute; Técnicas de Armazenamento; Cargas Unitizadas. MOVIMENTAÇÃO Conceito; Formas de Movimentação; Função; Equipamento de Movimentação de Materiais. EXPEDIÇÃO/DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS Conceito; Transportes e suas Características. INVENTÁRIO DE MATERIAIS Conceito; Origem das Divergências de Estoque; Épocas Indicadas para o Inventário; Inventário Rotativo; Metodologia para Realização doInventário; Avaliação e Controle.

José de Alencar Rocha Loures Júnior

1

CEEP – FCM

Administração de Materiais e Logística

INTRODUÇÃO

O objetivo fundamental da gestão de materiais é determinar quando e quanto adquirir, para abastecer o estoque, o que determina é que a estratégia do abastecimento sempre é acionada pelo usuário, à medida que, como consumidor, ele detona o processo.No entanto, como a formação de estoque é ponto crucial, induz imediatamente à indagação “por que sempre há ruptura do estoque e consequentemente falta de material?”, perguntas estas que enfrentam dilemas e frustrações de procurar, ao mesmo tempo, manter o nível operacional da empresa, suprir os consumidores por meio de adequado atendimento e manter os investimentos em estoques em níveis adequados.Os problemas relacionados com a gestão de estoques estão principalmente ligados à ação e não a chegar a uma resposta. O que deve ser feito para controlar o equilíbrio e estabelecer ações apropriadas? A fim de obter resposta para essa questão, é necessária a formulação de outras indagações: Por que devemos manter estoques? O que afeta o equilíbrio dos estoques que mantemos? Atingir o equilíbrioideal entre estoque e consumo é a meta primordial e, para tanto, a gestão se inter-relaciona com as outras atividades afins, no intuito de que as empresas e os profissionais envolvidos estejam contemplados com uma série de técnicas e rotinas, fazendo com que todo o gerenciamento de materiais incluindo-se gestão, compras e armazenagem, seja considerado como atividade integrante do Sistema deAbastecimento. Assim como todos os outros componentes do sistema, os insumos materiais (matérias-primas, materiais secundários e outros) carecem de uma coordenação específica, de forma a permitir a racionalização de sua manipulação. A gestão de materiais coordena esse conglomerado de atividades, o que implica necessariamente o estabelecimento de normas, critérios e rotinas operacionais, de formar que todoo sistema possa ser mantido harmonicamente em funcionamento, sendo importante destacar que para a realização de seus objetivos desenvolve um ciclo contínuo de atividades correlatas e interdependentes com as demais unidades da empresa, motivo pelo qual uma série de informações tramita entre seus diversos departamentos ou setores. O funcionamento harmônico, anteriormente mencionado, depende...
tracking img