Apostila Contabilidade Introdut Ria

3666 palavras 15 páginas
CONTABILIDADE

CONTABILIDADE
Conceito
O conceito oficial de Contabilidade, enunciado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, em 1924 é:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”.
Objeto, Objetivo e Finalidade
O objeto da contabilidade é o _____________________ (bens, direitos e obrigações) das entidades. Ela tem como objetivo controlar o patrimônio e como finalidade fornecer informações aos seus usuários (pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Ex.: acionistas, sócios, admistradores, credores, órgõas do governo, etc).
O objetivo e a finalidade podem vir juntos como um conceito só. Além disso, tembém pode ser dito que a contabilidade tem por finalidade o registro dos fatos e a produção das informações que possibilitem ao administrador do patrimônio o planejamento e o controle das suas ações.
Campo de Aplicação
O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades que possuem patrimônio, físicas ou jurídicas, de fins lucrativos ou não. Com relação ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser:
a)Entidades com fins econômicos: chamadas empresas, visam lucro.
b)Entidades com fins socioeconômicos: chamadas de instituições, visam reverter seus resultados em benefício de seus integrantes (associações, sindicatos etc.);
c)Entidades com fins sociais: não têm fins lucrativos, se destinam a um fim em prol do interesse coletivo (Entes Federados, ONG's, etc.).
Aziendas
Uma entidade econômica-administrativa também é chamada de Azienda (palavra italiana que significa fazenda). De forma mais precisa, Azienda é o complexo de obrigações, bens, materiais e direitos que constituem um patrimônio, considerado juntamente com a pessoa natural ou jurídica que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade, ou seja, Azienda = Patrimônio + Administração e

Relacionados