Apostila assembly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assembly


Assembly é uma linguagem de baixo nível, no qual é chamada de “Linguagem de Montagem”, é considerada difícil, pois o programador tem que conhecer a estrutura da maquina, paraque possa utilizá-la.
Seu surgimento foi por volta da década de 50, sendo “chamada de segunda geração das linguagens de programação”. Com a idéia de usar um comando para substituir a cadainstrução da maquina. No qual cada das instruções de assembly equivale uma instrução do processador, ao invés de utilizar 10101011.
Essa linguagem foi muito utilizada ate a década de 80 em variasaplicações, mas foi substituída pelas linguagens de alto nível, pois havia uma necessidade de aumentar a produtividade de software.
Hoje em dia a assembly é utilizada no contato direto com ohardware, solicitado pelos sistemas operacionais no qual necessitam um desempenho critico.
A assembly é ligada diretamente na arquitetura de uma CPU, dependendo do hardware, pois não é umalinguagem portável, ou seja, correspondência direta entre as instruções de máquina e os comandos do programa em assembly.
Por mais que seja uma linguagem de baixo nível a assembly precisa sertransformada em linguagem em que a maquina entende. No caso o assembler fica encarregado de traduzir a linguagem assembly para a maquina.

Um exemplo onde aplicação é utilizada em assemblysão os “device drivers, sistemas embarcados de baixo nível e sistemas de tempo real”.

Primeiro exemplo

NOTA: ; ‚ usado para fazer comentários em programas assembly


.MODEL SMALL;modelo de memória
.STACK ;espaço de memória para instruções do programa na pilha
.CODE ;as linhas seguintes são instruções do programa
mov ah,01h ;move o valor 01h para oregistrador ah
mov cx,07h ;move o valor 07h para o registrador cx
int 10h ;interrupção 10h
mov ah,4ch ;move o valor 4ch para o registrador ah
int 21h ;interrupção 21h...
tracking img