Apostila Ass. Adm Nuce

42081 palavras 169 páginas
Gestão Pública
Ética
1.

métodos de incentivos no trabalho e, consequentemente, aumentando o rendimento de produção.

ORGANIZAÇÃO FORMAL

3. Hierarquia

Definição de organização: Organização, no geral, é a reunião de duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, visando atingir objetivos determinados previamente através da alocação efetiva dos recursos disponiveis através das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Organização formal
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. A estrutura orgânica deste conjunto de encargos está condicionada à natureza do ramo de atividade, aos meios de trabalho, às circunstâncias sócio-econômicas da comunidade e à maneira de conceber a atividade empresarial. As principais características da organização formal são:
1.
2.
3.
4.
5.

Uma das consequências do princípio da divisão do trabalho é a diversificação funcional dentro da organização. Porém, uma pluralidade de funções desarticuladas entre si não forma uma organização eficiente. Como decorrência das funções especializadas, surge inevitavelmente a de comando, para dirigir e controlar todas as atividades para que sejam cumpridas harmoniosamente. Portanto, a organização precisa, além de uma estrutura de funções, de uma estrutura hierárquica, cuja missão é dirigir as operações dos níveis que lhes estão subordinados.
Em toda organização formal existe uma hierarquia.
Esta divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de autoridade, tendo os superiores autoridade sobre os inferiores. À medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo.
4. Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade

Divisão do Trabalho;
Especialização;
Hierarquia;
Distribuição da autoridade e da

Relacionados