Apostila aprenda construir home pages - manual completo de html

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual Completo de HTML

Uma página Web simples

Apesar dessa aparente sofisticação, as páginas Web não passam de documentos de texto simples. Podem ser produzidas com qualquer editor de texto, como o Notepad do Windows. A diferença é que as páginas Web contêm algumas marcas especiais para determinar o papel de cada elemento dentro do texto. Alguns elementos são marcados como títulos, outroscomo parágrafos. As marcações são usadas também para indicar os links que levam a outros documentos na rede. Essas marcas são chamadas de tags e estão especificadas dentro da linguagem utilizada para criar as páginas Web, HTML.
O mínimo que você precisa saber sobre HTML
O primeiro conceito que deve-se ter em mente ao projetar páginas Web é que HTML não foi criada para controlar a aparência dosdocumentos, ao contrário dos processadores de texto e programas de layout de página. Como dissemos há pouco, os tags de HTML apenas informam ao navegador o que são os elementos que estão na página. Eles dizem, por exemplo, que um determinado trecho é o título principal do documento e outro é um item de lista. A formatação do trecho é deixada para o navegador. Cada navegador mostra a página de umaforma um pouco diferente, o que dificulta o trabalho de programação visual na Web. Para complicar ainda mais, cada usuário pode modificar a configuração padrão de seu navegador para que o seu programa mostre o texto na fonte (tipo de caractere) que quiser.
Em compensação é muito simples criar uma página básica para colocar na Internet com HTML. Neste capítulo, apresentamos um exemplo enxuto, queaos poucos ficará mais sofisticado.
Software necessário para esta seção
Como a página Web é um documento de texto comum, pode-se utilizar um editor de texto simples, como o Notepad do Windows. Existem editores de HTML que podem facilitar a confecção das páginas.
É importante notar que os exemplos descritos aqui devem ser gravados no formato texto e com a extensão .htm ou .html. Portanto, se forutilizado um processador de texto, como o Word, WordPerfect ou WordStar, o arquivo deve ser salvo no formato “somente texto”. O navegador de Web não vai entender um arquivo gravado nos formatos específicos dos processadores de texto (.doc, por exemplo).
Será necessário também um programa de desenho para criar as imagens, como o Paintbrush do Windows ou um mais sofisticado, como o Photoshop.Também é preciso cuidado na hora de gravar as imagens. O formato mais aceito pelos navegadores é o GIF. O Paintbrush do Windows grava arquivos apenas nos formatos BMP ou PCX. Será necessário um outro programa para fazer a conversão, como o Lview. Veja a lista dos programas recomendados para edição em HTML no capítulo Programas. Além disso, será necessário um navegador de Web para visualizar as páginas.Os exemplos deste livro foram testados nos seguintes navegadores:
Netscape Navigator 2.0
(http://home.netscape.com/comprod/mirror/
client_download.html)
Microsoft Internet Explorer 2.0 (http://www.microsoft.com/ie/download/default.htm)
NCSA Mosaic 2.0.0
(http://www.ncsa.uiuc.edu /SDG/Software/Mosaic/)
Acentuação
Não é recomendável que os documentos Web contenham acentos. Ainda que todos osnavegadores existentes entendam a presença de um caractere acentuado, existem ocasiões em que o texto em HTML pode ficar truncado. Por exemplo, quando alguém copia uma página Web e a envia para outra pessoa através de correio eletrônico. Para contornar este problema, existe uma tabela de códigos que substituem os acentos. Os navegadores transformam estes códigos em caracteres acentuados e odocumento poderá ser transmitido por qualquer meio. Sugestão: o documento pode ser escrito com os acentos e, antes de ir para o servidor de Web, ser submetido a uma macro de processador de texto para substituí-los pelos códigos HTML. O Apêndice A mostra a tabela de acentos ISO 8859 Latin-1. Para facilitar a leitura, os exemplos deste livro contêm os acentos normais de um editor de texto ao invés dos...
tracking img