Apostila antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia – 1º ano
1º Bimestre | 2º Bimestre | 3º Bimestre | 4º Bimestre |
 þ      Introdução: O objeto da Filosofiaþ      As origens da Filosofiaþ      Sócrates e Platãoþ      A consciênciaþ      A percepção |  þ      A memóriaþ      O desejoþ      As paixõesþ      A existência das coisas e humana |  þ      A morte: consciência, experiência e reflexãoþ      A naturezaþ      A cultura | þ      A linguagemþ      A imaginaçãoþ      A ilusão |

Antropologia
Objetivo(s) da Disciplina
Caracterizar a ciência antropológica e seus fundamentos. Analisar os principais conceitos e “escolas” Criticar os preconceitos culturais e as formas de pensar o homem a partir de uma perspectiva antropocêntrica.
Ementa
Antropologia como campo de conhecimento. A Antropologia e as demais ciências sociais. Osocial e o biológico. A evolução humana. As noções de natureza e cultura. As concepções de Sociedade e Cultura. O problema do etnocentrismo. O trabalho de campo.
Conteúdo Programático
1. A Antropologia como campo de conhecimento: a pré-história da Antropologia. A descoberta do outro. A formação da Antropologia como ciência.
2. Teoria antropológica: As principais escolas; do evolucionismo ànova etnografia e à Antropologia marxista.
3. A evolução humana: A formação do conceito do homem: do natural ao cultural; a condição humana.
4. O código do corpo: Entre o sagrado e o profano; o puro e o impuro; a vida e a morte.
5. As concepções da sociedade e cultura: Os conceitos de cultura, os símbolos, os valores.
6. Antropologia das sociedades complexas: Os estudos decomunidade e de caráter nacional.

Bibliografia
ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. S. Paulo: Brasiliense, 1981.
DA MATA, Roberto. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Petrópolis: Vozes, 1981.
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LARAIA, Roque. Cultura – um conceito antropológico. Rio: Zahar, 1986.
ROCHA, Everaldo. O que éetnocentrismo. São Paulo, Brasiliense,

APOSTILA SOBRE ANTROPOLOGIA CURSO ENS. MÉDIO NORMAL PROFª: Jany Carla | | | |

Por Rossano Carvalho Nunes  Etimologicamente, o termo Antropologia deriva da junção dos vocábulos gregos anthropos (homem) e logia (estudo/tratado), o que significa “o estudo do homem”.  A Antropologia é o estudo do homem e da humanidade em sua totalidade, abrangendo suasdimensões biológicas, sociais e culturais; incluindo sua origem, seus agrupamentos e relações sociais, comportamento, desenvolvimento social, cultural e físico, suas relações com o meio natural, variações biológicas e sua produção cultural. Ou seja, a antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos. Desde o momento em que o ser humano começou a desenvolver cultura ele passou a serum ser essencialmente biológico e cultural, o que para a antropologia é essencial para compreender a humanidade. É impossível compreender o homem de uma maneira totalizante sem ter essa premissa em mente. Conforme os antropólogos Hoebel e Frost (2005, p.78) “desde o tempo das origens primitivas da cultura, todo desenvolvimento humano foi biológico e cultural. Nenhuma tentativa de estudar ahumanidade pode ignorar este fato”. O biólogo evolutivo e geneticista russo Theodosius Dobzhansky (1963, p. 1) concorda quando afirma que a evolução humana somente pode ser compreendida quando entendida como uma interação entre os desenvolvimentos culturais e biológicos. No mundo científico existem muitas outras áreas que possuem como objeto de estudo o homem. Temos a medicina que concentra-se nafisiologia humana sob uma abordagem de mantê-la saudável; a geografia humana estuda a ocupação geográfica-política dos homens; a sociologia que estuda seus agrupamentos sociais; a história estuda o desenvolvimento do homem no tempo; a economia estuda a administração, manutenção e distribuição de bens; entre tantas outras. Mas se é assim, o que caracteriza a antropologia em distinção de outras...
tracking img