Apostila 6ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 5ª série/6º ano – Volume 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 QUEM CONTA A HISTÓRIA?

Páginas 3 - 5

1. As duas histórias são ficcionais, por contar uma sequência de fatos vividos por personagens inventadas. Os alunos também podem comentar um ou mais elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens, enredo e foco narrativo).
2.

•Personagem: Resposta pessoal. A definição básica que foi dada define

personagem como ser que age dentro da história. • Enredo: Resposta pessoal. A definição básica que foi dada define enredo como a

sequência de ações vividas em uma narrativa. • Tempo: Resposta pessoal. A definição básica que foi dada define como a

passagem de tempo na narrativa: tempo cronológico/tempo psicológico. • Espaço:Resposta pessoal. A definição básica que foi dada define espaço como a

ambientação de uma narrativa. 3. a) Terceira pessoa. b) A cigarra e a formiga. c) Destacamos as expressões “Tendo cantado por todo o verão”, “quando o vento frio chegou”, “até a próxima estação”. É preciso destacar também as marcas de tempo expressas pelos verbos. d) A história começa com a passagem do tempo, mostrando amudança de estação climática. Depois disso, a história em si desenvolve-se em pouco tempo, o da duração do diálogo entre as personagens. e) A cigarra não aparece colada a marcas espaciais, o que indica sua condição de ser que vive “perambulando”. Já a formiga mostra-se em casa, marca principal de seu cuidado com o inverno que virá.
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 5ª série/6ºano – Volume 1

Produção escrita
Páginas 5 - 6

1 e 2. O aluno criará uma história, mas é importante que o professor destaque que, dado o tamanho limitado da narrativa, é preciso definir com cuidado cada um dos elementos, pois o aluno deve dar conta das propostas feitas no esquema. O estudante precisa ter clareza de que esse esquema é uma orientação para seu trabalho, uma forma de controlá-lo efazê-lo ficar mais produtivo. Portanto, quando ele pensar nas respostas, deve levar em conta que escreverá uma história razoavelmente curta e, assim, não deve desenvolver muitas ações, criar diversas personagens etc. para que os elementos não fiquem sem função no texto. 3. Espera-se que o aluno observe sua escrita como uma forma de representação de acontecimentos, não como os acontecimentos emsi. 4. O autor é o próprio aluno e o narrador, a voz que ele inventou dentro de sua história para contá-la.

Página 6

A resposta é pessoal, mas o objetivo desta atividade é fazer com que os alunos analisem o texto visual, localizando nele elementos físicos que podem causar medo. Nesse sentido, qualquer elemento da imagem pode ser destacado, desde que seja justificado de forma coerente.

2 GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 5ª série/6º ano – Volume 1

Página 7

2. a) Resposta pessoal. Nesse tipo de pergunta, espera-se que o aluno crie uma resposta coerente com o que foi perguntado. Ele pode afirmar que o narrador quer “brincar” com o leitor, provocar-lhe medo, despertar sua piedade, entre outras possibilidades. O importante é que ele justifique, com elementosdo texto, sua resposta. Nesse momento, ele não deve copiar, mas explicar com suas palavras. Copiar trecho será pedido no item seguinte. b) Aqui pede-se que o aluno copie do texto trechos que comprovem sua resposta anterior. Exemplo: “Com suas consequências, tais eventos me aterrorizaram – me torturaram – me destruíram. Contudo, esforçar-me-ei por não os explicar”. c) O texto é narrado em primeirapessoa.

Páginas 8 - 9

2.

a) Terceira pessoa. b) Resposta pessoal. Sugestão: morrer amanhã; morto; insepulto; ruídos encapelados; torpor. c) Do jeito como a história é contada, fica mais lenta, mas, ao mesmo tempo quebra a lentidão bruscamente, pois revelações importantes são feitas pela voz das próprias personagens. d) O foco narrativo manteve a distância do narrador, aumentando,...
tracking img