Apostila 3º ano historia gabarito 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 SOBE E DESCE, COMPRA E VENDA

Páginas 3 - 4

Data: ________________ Completar com o dia de observação do mercado. Índice de pontos: _______________ Refere-se ao desempenho em pontos da bolsa. Variação: ________ % Variação do mercado em relação ao fechamento anterior. 1. Análise do terceiro item doquadro anterior. 2. Podem ser diversos os motivos para justificar a variação do mercado financeiro. O aluno deve demonstrar interesse pelo assunto e domínio na habilidade de leitura de textos 3. Normalmente os alunos respondem que as ações são “partes” de uma companhia. Essa resposta não está totalmente incorreta, pois de fato, as ações correspondem a frações de uma empresa. Os investidores negociamas ações, ou seja, as frações do capital de uma companhia na bolsa de valores, buscando obter lucros.

As ações
Páginas 4 - 6

• • • • •

( ) Uma empresa que fabrica filmes fotográficos. (x) Uma empresa que fabrica câmaras digitais. ( ) Uma empresa que anunciou grandes prejuízos no último mês. ( ) Uma empresa que anunciou cortes de funcionários e demissões. (x) Uma empresa que comprou a suaprincipal concorrente.

1

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 2

Páginas 6 -7

A orientação para a realização desta atividade encontra-se no Caderno do Professor e no próprio Caderno do Aluno e vai variar em resultado em função dos dados coletados. Como a sua realização é opcional e depende do interesse dos alunos sobre o assunto desta Situação de Aprendizagem,não há necessidade de avaliá-la. No entanto, aproveite a oportunidade da correção para comentar a lógica intrínseca.

Páginas 7- 9

1. Alternativa c. 2. O plano denominado New Deal era baseado no incentivo governamental para obras públicas e geração de empregos, além de uma maior participação do Estado na economia. 3. A quebra da bolsa de valores está relacionada à desconfiança dosinvestidores diante de incertezas quanto ao crescimento econômico, de indicadores negativos de balanços de empresas ou de índices econômicos, como taxa de desemprego, queda de vendas e de produção. A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução, isto é, uma crise gerada pelo excesso de produção sem o devido escoamento em função dos baixos salários. Em parte, podemos explicar essa ocorrência pelo fato depaíses europeus, em

recuperação, diminuírem as importações dos produtos norte-americanos. Também é preciso salientar que ações especulativas no mercado de ações colaboraram para fragilizar o sistema financeiro e produtivo naquele momento. 4. Todos os motivos listados relacionados na questão 1 contribuíram para a quebra da Bolsa em 1929, e a isso se somam também as influências do liberalismoexacerbado praticado nos Estados Unidos.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 GUERRA CIVIL ESPANHOLA E ARTE

Página 10

1. Ao estruturar uma pequena biografia é importante que os estudantes

pesquisem

aspectos essenciais a qualquer biografia, como lugar e data de nascimento e morte, origem familiar, história pessoal e formaçãoacadêmica, vida profissional, além de curiosidades acerca da vida do biografado. No caso específico de Lorca, é necessário que os estudantes evidenciem a importância de sua produção literária, sua participação política e o papel desempenhado como artista no contexto da Guerra Civil Espanhola.

Páginas 11 - 13

1. a) Os alunos devem identificar que o texto abarca o período que vai dos anos 1930 aosanos 1970. Nas décadas de 1930 e 1940, os acontecimentos históricos envolvem a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e, no, Brasil a Era Vargas. O período de democratização nos anos 1950 e 1960, a ditadura militar, com foco nos anos 1960 e 1970. b) É importante que os alunos identifiquem como ideias centrais do texto, a relação entre a Guerra Civil Espanhola e a arte, na figura de Federico Garcia...
tracking img