Apositla xen em contrução

2209 palavras 9 páginas
Virtualização com SLES – XEN
IntroduçãoVirtualização de sistemas operacionais são utilizadas para diferentes finalidades, consolidação de servidores, economia de energia, utilização de softwares legados, aproveitamento de hardware ocioso, diminuição do tempo de resposta a falhas, facilidade de criação de novos servidores. Vamos verificar agora as tecnologias para configurar e gerencia virtualização com Xen.

Componentes BásicosOs componentes básicos de virtualização baseada em Xen são o Xen hypervisor, o Domain0, várias VMs hospedadas, ferramentas, comandos e os arquivos de configuração. O host fisico roda todos estes componente referenciado como VM host server para fazer a plataforma de virtualização de máquinas.

Xen HypervisorXen hypervisor também referenciado genericamento como monitor de maquina virual, é um programa open-source que coordena em baixo nivel a interação entre as maquinas virtuais e o hardware.

Domain0Máquina virtual host, também referenciada por controlador de domínio, responsável por vários componentes como: Sistema operacional linux, fornece ao administrador interface gráfica, linha de comandos para gerenciar a maquina virtual host e as maquinas virtuais hospedadas. O xend daemon que guarda as informações de configuração sobre cada máquina virtual e controla como as máquinas são criadas e gerenciadas. Um QEMU modificado, open-source que emula um computador completo, incluindo o processador e vários periféricos. Ele provê a capacidade de executar um sistema no modo FULL virtualizado.

Maquinas virtuais baseadas em xenUma máquina virtual baseada em xen refere tanto as VMs hospedadas quanto ao Dominio. Ao menos um disco virtual que contem um sistema operacional. O disco virtual pode ser um arquivo, um partição, um volume ou outro tipo de bloco de armazenamento. Informação de configuração da máquina virtual, que pode ser modificada exportanto para um arquivo texto do xend ou pelo Virtual Machine

Relacionados