Apositla xen em contrução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Virtualização com SLES – XEN
IntroduçãoVirtualização de sistemas operacionais são utilizadas para diferentes finalidades, consolidação de servidores, economia de energia, utilização de softwares legados, aproveitamento de hardware ocioso, diminuição do tempo de resposta a falhas, facilidade de criação de novos servidores. Vamos verificar agora as tecnologias para configurar e gerenciavirtualização com Xen.

Componentes BásicosOs componentes básicos de virtualização baseada em Xen são o Xen hypervisor, o Domain0, várias VMs hospedadas, ferramentas, comandos e os arquivos de configuração. O host fisico roda todos estes componente referenciado como VM host server para fazer a plataforma de virtualização de máquinas.

Xen HypervisorXen hypervisor também referenciado genericamento comomonitor de maquina virual, é um programa open-source que coordena em baixo nivel a interação entre as maquinas virtuais e o hardware.

Domain0Máquina virtual host, também referenciada por controlador de domínio, responsável por vários componentes como:
Sistema operacional linux, fornece ao administrador interface gráfica, linha de comandos para gerenciar a maquina virtual host e as maquinasvirtuais hospedadas.
O xend daemon que guarda as informações de configuração sobre cada máquina virtual e controla como as máquinas são criadas e gerenciadas.
Um QEMU modificado, open-source que emula um computador completo, incluindo o processador e vários periféricos. Ele provê a capacidade de executar um sistema no modo FULL virtualizado.

Maquinas virtuais baseadas em xenUmamáquina virtual baseada em xen refere tanto as VMs hospedadas quanto ao Dominio.
Ao menos um disco virtual que contem um sistema operacional. O disco virtual pode ser um arquivo, um partição, um volume ou outro tipo de bloco de armazenamento.
Informação de configuração da máquina virtual, que pode ser modificada exportanto para um arquivo texto do xend ou pelo Virtual Machine Manager.Um numero de interfaces de rede, conectadas a virtual network provida pelo Domínio.

Ferramentas, comandos e arquivos de configuraçãoÉ uma combinação de ferrametnas GUI, comandos e arquivos de configuração para auxiliar na gerencia e customização da ferramenta de virtualização.

Entendo os modos de virtualizaçãoOs sistemas operacionais hospedes podem ser executados tanto em modo fullvirtualizado, quanto em paravirtualizado. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Full virtualização deixa as máquinas sem nenhuma modificação do sistema operacional. Windows só funciona em Full Virtualização. Para full virtualização o hardware deve possuir instruções para isto.
No caso do windows também se recomenda instalar drivers especificoes ao invés dos nativos, para melhora dedesempenho no acesso a disco e rede.
Paravirtualização não requer hardware especifico para isto, mas requer que o sistema operacional seja modificado para xen.
Na maioria dos casos rodando em paravirtualização o desempenho da maquina virtual é melhor.

Arquitetura da virtualização do xen

O hypervisor é visto como rodando diretamente no hardware. Veja que o Domínio também é uma máquina virtual adiferença e ter várias tarefas de gerencia comparado com as outras máquinas virtuais.

Na esquerda a maquina virtual Host, Domain0, que aparece rodando SUSE Linux. Duas maquinas virtuais no meio rodando sistemas operacionais paravirtualizados. A máquina virtual a direita rodando em Full virtualização um sistema operacional não modificado, como um Windows Server 2003 ou Windows XP.

A maquinavirtual Host
Depois de instalar os componentes de virtualização e reiniciar a máquina, o GRUB acrescenta no menu de boot a opção do Xen. Selecionando a opção do xen ele carrega o Xen hypervisor e fazer start do Domain0 que roda SUSE Linux.

Rodando no Domain0, o SUSE Linux aparece na linha de comando ou na interface gráfica instalada. Os terminais das VMs hospedes são mostrados dentro da janela...
tracking img